Pesquisa

domingo, 3 de março de 2013

Vale do Silício Brasileiro

O nome "Vale do Silício Brasileiro" é derivada do pólo tecnológico da Califórnia (Silicon Valley), esse nome é usado em regiões que se destacam pelas inovações tecnológicas no Brasil, como os parques tecnológicos Porto Digital em Recife, o Parque Tecnológico do Rio no Rio de Janeiro, o Tecnopuc em Porto Alegre, o Parque Tecnológico de São José dos Campos, o Sapiens Parque em Florianópolis e o polo de tecnologia em Campinas.
Dentre essas, destaca-se a cidade de Campinas em São Paulo, devido às empresas high tec lá localizadas, tais como IBM, Compaq e HP. Isso se deve a fundação da Unicamp e da alta disponibilidade de investidores de qualidade, engenheiros e estudantes de física, engenharia elétrica, ciência da computação, etc, a partir daí várias empresas começaram a se firmar na região.
Além de Campinas, a cidade de São Carlos, conhecida como Capital Nacional da Tecnologia, concentra um alto número de empresas high tec. Tendo origem similar a de Campinas, com a criação do polo e o investimento em pesquisa na Universidade de São Paulo e na Universidade Federal de São Carlos.
O estado de Santa Catarina, cidade de Blumenau, Florianópolis, Joinville e Jaraguá do Sul são centros tecnológicos consollidados. As cidades juntas, contam com 1,5 mil empresas de software e se destaca por sediar aproximadamente 20% das empresas de software do Brasil.
O Vale do Silício Brasileiro é um pólo tecnológico, que assim como o país, vem crescendo constantemente onde um contribui para o desenvolvimento do outro e consequentemente reflete no mundo com novas ideias e inovações.

Referências:

* http://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Sil%C3%ADcio_brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário