Pesquisa

quarta-feira, 13 de março de 2013

TV Digital: Tecnologias Abordadas


TV Digital: Tecnologias Abordadas

A TV Digital funciona como mostrado na figura abaixo.
Componentes da TV Digital Interativa
              Para que este funcionamento seja compreendido dividimos as tecnologias necessárias em camadas: Aplicações, Middleware, Codificação, Transporte e Transmissão. Como ilustrado abaixo: 
Arquitetura das camadas de tecnologia da TV Digital
Existem três principais sistemas de TV Digital no mundo são eles:
  • DVB – Digital Video Broadcasting: conhecido como padrão de TV europeu, utiliza middleware MHP – Multimedia Home Platform, busca oferecer interatividade independente do hardware e softwares específicos; ambiente de execução: JVM e HTML. Presente nos países: União Européia Austrália, Nova Zelândia, Malásia, Hong Kong, Singapura, Índia e África do Sul.
    Padrão DVB
  • ATSC – Advanced Television Systems Committee: de organização e padronização americana, utiliza middleware DASE – DTV Application Software Environment; ambiente de execução: JVM, HTML e Javascript. Adotado pelos países: Estados Unidos, Canadá, Coréia do Sul, Taiwan e Argentina. O middleware DASE não é compatível com o MHP. Está sendo substituído pelo ACAP (Advanced Common Application Platform) e OCAP (OpenCable Applications Platform) nos EUA.
    Padrão ATSC
  • ISDB – Integrated Services Digital Broadcasting: padrão de TV do Japão, utiliza o middleware ARIB (Association of Radio Industries and Businesses). Ambiente de execução: BML (Broadcast Markup Language) e XML.
    Padrão ISDB
Finalmente apresento o padrão de TV digital brasileira. Segue recomendações do padrão GEM (Globally Executable MHP). um padrão ao qual implementações existentes devem se adaptar para obter uma conformidade que garante a execução global de aplicações. Utiliza o middleware Ginga. Ambiente de execução: JVM, NLC e LUA.
Padrão brasileiro

MONTEZ, Carlos; BECKER, Valdecir. TV Digital Interativa: Conceitos e Tecnologias. In: WebMidia e LA-Web 2004 – Joint Conference. Ribeirão Preto, SP, Outubro de 2004.
FERNANDES, Jorge; LEMOS, Guido; SILVEIRA, Gledson. Introdução à Televisão Digital Interativa: Arquitetura, Protocolos, Padrões e Práticas. JAI-SBC, em Salvador – BA – Agosto de 2004.
PAES, Alexsandro; ANTONIAZZI, Renato. Padrões de Middleware para TV Digital. VII Semana de Engenharia da UFF IV Semin·rio Fluminense de Engenharia Niterói, RJ, Brasil, 8-10 de novembro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário