Pesquisa

segunda-feira, 11 de março de 2013

Redes Sociais e sua influência na sociedade


As redes sociais vêm ganhando espaço cada vez mais em toda a população mundial. O desenvolvimento e criação de novas tecnologias impulsionaram e continuam impulsionando de forma significativa a utilização das redes sociais principalmente entre jovens, que cada vez mais se tornam “dependentes socialmente” destas. Consequentemente, um novo mercado surgiu para atender essa nova clientela e novas características culturais.
Cada vez mais abrangente, as redes sociais tentam trazer o que há de importante na internet de acordo com o perfil de cada usuário. Hoje elas são muito mais que meio de comunicação entre duas pessoas. A mídia eletrônica vem substituindo a mídia tradicional e as redes sociais contribuem bastante para que isto ocorra. A depender do tipo de organização, ações de marketing voltadas para redes sociais são indispensáveis para a manutenção da organização no mercado.
Outra característica estudada é a sensação de liberdade proporcionada pelas redes sociais aos seus usuários. Esta liberdade pode ser observada em diversas situações, principalmente no âmbito politico. Protestos como Primavera Árabe, que desde 18 de dezembro de 2010, vem gerando uma onde de protestos em todo o Oriente Médio e norte da África, iniciado por movimentos em redes sociais. Aqui no Brasil temos os casos mais recentes com petições públicas contra políticos como Renan Calheiros e Marcos Feliciano, nas quais milhões de pessoas assinaram virtualmente e outras milhares efetuaram protestos em diversos estados. Vale ressaltar que a Ficha Limpa, projeto de lei sancionado no Brasil, teve iniciativa popular e reuniu cerca de 1,3 milhões de assinaturas virtuais.

O lado negativo desta nova cultura social, são os cibercrimos que se tornam cada vez mais comum, questões como bullyng que está sendo discutido há um bom tempo e, um dos mais importantes, a alta velocidade da propagação de informações que por diversas vezes foram criadas de forma errônea ou até mesmo mal interpretadas e posteriormente divulgadas, podendo chegar  a um público bastante considerável.



A influência das redes sociais e seu papel na sociedade, Maio de 2012. Disponível em:<http://150.164.100.6/textolivre.pro.br/blog/?p=2931>.  Acesso em 05 de maio de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário