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sexta-feira, 15 de março de 2013

Empresas digitais.


O desenvolvimento de negócios na nova economia digital implica, necessariamente, a utilização de sistemas baseados na web e em outras redes eletrônicas.

Segundo Davis, o conceito de empresa digital incorpora um novo modelo de negócios, que utiliza a tecnologia da informação para alcançar um ou mais de seus três objetivos básicos, quais sejam:
  1. alcançar e envolver clientes mais eficientemente;
  2. aumentar a produtividade dos colaboradores;
  3. melhorar a eficiência de suas operações, utilizando tecnologia para melhorar os processos de negócio

Empresas digitais

A base do conceito de “Empresa Digital” é a maximização do uso da informática ou tecnologia da informação (TI) por uma empresa para a realização de seus negócios, ou seja, é aquela onde“praticamente todos os processos de negócio e relacionamentos com parceiros, clientes e funcionários são realizados por meios digitais”. Dentro deste conceito há várias abordagens que discutimos a seguir.

O uso de TI numa empresa pode ser avaliado como “a abrangência e a intensidade com que uma organização utiliza sistemas de informação para promover a integração interna e externa, oferecer suporte à decisão e oferecer suporte ao seu planejamento estratégico”.

As quatro principais dimensões do uso organizacional dos Sistemas de Informação são:

    * suporte às decisões operacionais ou uso dos sistemas de informação para monitorar, coordenar e melhorar os processos de decisão ligados às atividades operacionais da empresa, como vendas, compras, produção, controle financeiro e administrativo;

    * suporte ao planejamento estratégico ou uso dos sistemas de informação para formular, coordenar e melhorar os processos de planejamento de longo prazo;

    * integração interna ou uso dos sistemas de informação para facilitar a troca de informações entre as pessoas e a coordenação das atividades dentro da organização;

    * integração externa ou uso dos sistemas de informação para a comunicação com elementos externos à organização tais como clientes, fornecedores, bancos, governo, etc.

Dentro desta linha de raciocínio, o uso dos Sistemas de Informação também pode ser dividido em três categorias:

    * suporte à decisão: que inclui o uso para resolução de problemas e uso para racionalização ou justificação das decisões na organização;

    * integração do trabalho: que inclui a integração horizontal (entre diferentes áreas) e vertical (dentro de uma mesma área) da organização;

    * serviço ao cliente: extensão em que os sistemas de informação são utilizados para “servir as pessoas”, pertençam ou não à organização.

Uma "Empresa Digital" pode ser entendida como uma organização que emprega a tecnologia da informação para se tornar altamente eficiente e eficaz. O uso abrangente e intensivo de TI nessas organizações evidencia as seguintes características:

    * estrutura organizacional “achatada”, por conta do uso intensivo de ferramentas de comunicação e apoio a grupos de trabalho;

    * alto nível de delegação de tarefas e de confiança entre subordinados e gerentes;

    * infra-estrutura composta por redes e computadores conectados interna e externamente;

    * uso de sistemas de informação integrados para apoio às operações e ao gerenciamento da organização;

    * gerenciamento de TI forte e capacitado;

    * formação de forças-tarefa temporárias para projetos envolvendo elementos internos à organização, fornecedores e clientes com uso de trabalho remoto.

Embora estas definições estejam focadas nos resultados do uso da TI nas organizações, elas também apontam para a necessidade da adequação da infra-estrutura (hardware, software e comunicações) e para o uso dos Sistemas de Informação para integração interna e externa (vertical e horizontal). Também está implícito o argumento de que o uso da TI transforma as organizações.

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