Definição e Abrangência
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Marshall
McLuhan, escritor canadense, um dos precursores da teoria da comunicação, formulou, há mais de trinta
anos, o conceito de aldeia global. Ao perceber a agilidade e rapidez com que os meios de
comunicação desenvolviam novas tecnologias McLuhan previu um novo conceito de
sociedade: completamente interconectada e tomada pelas mídias eletrônicas.
Essas novas mídias ao aproximar as pessoas de toda parte permitiriam a elas
conhecer-se e comunicar-se, como em uma aldeia.
O
surgimento da Internet como uma rede mundial de
computadores, veio confirmar essas expectativas ao criar um novo espaço para a
expressão, conhecimento e comunicação humana. Porém trata-se de um espaço que
não existe fisicamente, mas virtualmente: o ciberespaço. Termo que foi
idealizado por William Gibson, em 1984, no livro Neuromancer, referindo-se a um
espaço virtual composto por cada computador e usuário conectados em uma rede
mundial.
É
inegável que a revolução cibernética-tecnológica afeta os mais variados
aspectos da vida cotidiana, com a inserção de contextos virtuais, como círculos
eletrônicos de amizade, por meio de comunidades virtuais, e da possibilidade de
“navegar” pelo mundo, tornando o presente cada vez
mais próximo da idéia de aldeia global. Porém foi na última metade do século
XX, com o surgimento da rede digital e do ciberespaço, que foi explicitada a
possibilidade de virtualização e o virtual passou a ser um traço inquestionável
nas práticas sociais.
Pode-se
afirmar que o ciberespaço diz respeito a uma forma de virtualização
informacional em rede. Por meio da tecnologia, os homens, mediados pelos
computadores, passam a criar conexões e relacionamentos capazes de fundar um
espaço de sociabilidade virtual.
O espaço
cibernético intensificou transformações sociais nos mais diversos campos da
atividade humana, é o que Manuel Castells chama de sociedade em rede. No campo
da produção de mercadorias surgiram as empresas virtuais que têm a internet
como base de atuação, mas também ocorreram importantes alterações
sócio-culturais e políticas que atingiram as principais mídias em decorrência
do aceleramento dos meios de comunicação e de informação. Com o ciberespaço
constituiu-se um novo espaço de sociabilidade que é não-presencial e que possui
impactos importantes na produção de valor, nos conceitos éticos e morais e nas
relações humanas.
Referências Bibliograficas:
CARDOSO, Carlos. Notas para uma geografia do ciberespaço. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/pretextos/. Acesso em: 08/03/2013.
VESCE, Gabriela E. Pessolli. Ciberespaço. Disponivel em http://www.infoescola.com/internet/ciberespaco/. Acesso em 08/03/2013.
RAMAL, Andrea Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
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