Pesquisa

segunda-feira, 11 de março de 2013

Biometria -> Biometria a serviço da saúde


        Em geral, a biometria é um meio de autenticação/identificação utilizando o próprio corpo humano como recurso. Alguns pontos do corpo possuem características únicas, ou seja, não se repetem de humano para humano. A biometria tem o mesmo objetivo da autenticação usuário/senha, porém procedendo de forma diferente, como descrito acima.
Nos dias de hoje, a biometria encontra-se em diversos setores, até na saúde. Trabalho que envolve saúde não pode ter fatores que atrapalhem o desempenho dos responsáveis, já que estes lidam com vidas. Desta forma, o dia a dia em hospitais que utilizam biometria, por exemplo, se torna mais produtivo, seja por parte dos médicos, que agora possuem acesso rápido e fácil aos centros cirúrgicos sem perda de tempo, seja pelos enfermeiros, que precisam a todo momento ter acesso a medicamentos controlados, e seja, até mesmo, aos atendentes que precisam autenticar o paciente em meio ao seu plano de saúde.
Além da elevação de desempenho, a utilização da biometria diminui a possibilidade de fraudes. Com o antigo método usuário/senha é simples fraudar a autenticidade, basta apenas descobrir os dados de um usuário e, desta forma, se autenticar como se fosse ele. Já com a utilização do corpo humano como recurso de autenticação, fica clara a dificuldade disso acontecer.
Outro processo que tem utilizado a bometria, não só na área da saúde, é a de controle de frequência dos funcionários. A autenticação biométrica na entrada/saída de funcionários, chamada de ponto eletrônico, têm trazido bons resultados para empresas com grande fluxo de funcionários. No Brasil, há um problema 
gravíssimo na saúde pública que é a falta de compromisso dos médicos para com o seu trabalho. Neste caso, a utilização do ponto eletrônico obrigatório poderia ser bastante útil neste controle.
Como foi visto, a utilização da biometria propôe facilidade e conveniência aos serviços ligados à saúde. Diante de relatos de sucesso, é relevante que se implante a tecnologia no setor pois, estamos falando de uma área crítica que precisa à todo momento de inovações para melhorar o desempenho dos seus processos e, 
consequentemente, a saúde da sociedade.


Referências:

WEBINSIDER. Biometria a serviço da saúde. Disponível em: <http://webinsider.uol.com.br/2013/02/13/biometria-a-servico-da-saude/>. Acesso em 11/03/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário