Pesquisa

domingo, 10 de março de 2013

Computação Ubíqua



Computação Ubíqua

Termo
O termo foi usado pela primeira vez pelo cientista de informática estadunidense Mark Weiser em 1988 e publicado em 1991 no seu artigo The Computer for the 21st Century.
Também é conhecida pelos termos em língua inglesa de pervasive computing, calm technology, things that think e everyware, e denomina-se alternativamente de inteligência ambiental.

Conceito

O conceito de computação ubíqua vem do latim, ubíquu, que quer dizer estar em todo lugar, sem ser percebido. A principal função da tecnologia é facilitar a comunicação do homem com a rede, de modo que seja imperceptível, ficando a parecer que é automático.
Os computadores se tornaram indispensáveis no dia a dia das pessoas, para isso, a interface deles se tornou mais familiares e praticas para melhor utilização, e até mesmo, interagir por meio da fala, visão e movimentos corporais.
Para poder gerenciar e por em pratica a computação ubíqua, pode ser um computador de grande porte e última geração, até uma simples conexão sem fio de um dispositivo móvel. Um exemplo clássico da computação ubíqua são as casas que podem ser controladas por tablets, como acionamento das luzes da casa, abrir e fechar portas, e até mesmo em carros, quando avisam sobre a má qualidade da gasolina, e do óleo.
A computação Ubíqua utiliza o que é chamado de Sistemas de Informação Distribuídos, que oferece a utilização da tecnologia por meio de um software, e o principal foco é que os computadores compartilhem as pessoas através da mobilidade inteligente das redes.
O futuro da computação ubíqua, que pertence a chamada revolução silenciosa, é que todos os objetos mais simples e usados na vida do ser humano, possam se conectar de alguma forma com a rede, para facilitar a vida do ser humano, e até mesmo armazenar dados, documentos e outras coisas importantes de maneira fácil por meio da computação em nuvem. E que todos os dispositivos possam se adequar as pessoas pro seu cotidiano sem que seja percebida tal mudança.


pt.wikipedia.org/wiki/Computação_ubíqua

Nenhum comentário:

Postar um comentário