Pesquisa

quarta-feira, 13 de março de 2013

Responsabilidade e Inteligência Artificial

Ética e Inteligência Artificial

Para criar máquinas com inteligência próxima a humana devemos abordar como funciona a ética na IA. Os códigos de IA devem ser transparentes, com funções previsíveis afim de que se houver um erro, ele possa ser corrigido. Mas se ocorre um erro que possa pôr em risco o homem, ainda é um problema identificar um responsável, pois se a máquina "pensa e age" por conta própria(se ela tivesse a IA real) a culpa seria dela mesma, e não de quem projetou. A IA deve ser resistênte à manipulação(incorruptibilidade) para que haja perfeita execução do seu sistema.

O que é IA?

Inteligência Artificial pode ser definida como o esforço de desenvolver sistemas baseados em computadores (hardware ou software) que possam se comportar como seres humanos, ou seja, organizar a solução de problemas de acordo com etapas e passos idênticos a do ser humano. Com a IA, as máquinas podem ter a capacidade de raciocinar e aprender funções normalmente associadas com a inteligência humana. Tais sistemas seriam capazes de aprender linguagens naturais, realizar tarefas físicas coordenadas (robótica), usar aparelhos de percepção que informam seu comportamento e linguagem (sistemas de percepção oral e visual) e emular especialistas e a tomada de decisão humanas (sistemas especialistas). Tais sistemas também podem mostrar lógica, raciocínio, intuição e as qualidades de bom senso que nós associamos com Inteligência Artificial o ser humano.

Criada oficialmente em 1956, a IA está intimamente relacionada ao aprendizado da máquina, Jordain. Outro importante elemento são máquinas inteligentes, os hardwares físicos que executam essas tarefas.O sucesso dos sistemas de IA são baseados na especialidade, conhecimento e padrões de raciocínio filtrado humanos, mas eles não exibirão a inteligência do ser humano.

O sistema de IA possue um problema que é a falta de generalidade, isto é, ele pode executar com perfeição e inteligência até superior á humana, uma dada função, como foi o caso do Deep Blue que foi campeão em xadrez. Mas se ele tiver que jogar damas ou dirigir um carro, ele não terá a mesma capacidade de pensar e executar essas tarefas(generalidade). Esses algoritmos de IA tem funcionalidade que se assemelham à todas as formas de vida, exceto o home, pois este possuem uma maior ocmplexidade e aprendizado. Mesmo algoritmos de IA específicos possuem efeitos colaterais, como o caso de uma torradeira que esta programada para assar "o pão" que for colocado nela, numa temperatura padrão, mas se outro objeto for colocado, ela não irá impedir a queima do mesmo.

Máquinas com Status Moral:
O status moral é atribuído a todos os seres que possuem sensibilidade e sapiência, ou seja, aqueles que conseguem sentir dor e ter consciência própria. Para uma máquina com IA ser julgada com Status Moral ela precisa ter esses dois atributos. Existe uma hierarquia do status moral onde o homem está no topo acima dos animais, os quais vão se organizando na pirâmide conforme sua inteligência e consciência. Nós podemos criar e matar galinhas para nosso alimento, mas não podemos maltratar nenhum animal por mero discaso com ele, pois ele possue status moral. Como atribuir status moral em máquinas? Se a IA for chegar a tal nível real e complexo de inteligência (IAG- inteligência artificial geral), o homem estará preparado para não impôr sua vontade sobre as máquinas que possuem consciência própria?

Existem princípios no status moral que poderiam defender a "vida e honra" das máquinas que se baseam em:
  • Princípio da não-descriminação do substrato:
    "Se dois seres têm a mesma funcionalidade e a mesma experiência consciente, e diferem apenas no substrato de sua aplicação, então eles têm o mesmo status moral."
  • Princípio da não-descriminação da ontogenia:
    Se dois seres têm a mesma funcionalidade e mesma experiência de consciência, e diferem apenas na forma como vieram a existir(Carbono ou silício), então eles têm o mesmo status moral.
Ética narcisista X equilíbrio com as máquinas
Como a ficção vem abordando a Inteligência Artificial:

A ficção não apenas é entretenimento como também trás questões importantes sobre a ética das máquinas e temos os exemplos de alguns filmes:
  • IA(2001) Adoção de robês por mero narcisismo onde os "pais" teriam seu vazio preenchido mas não se preocupam com os cuidados de um filho real e seus sentimentos. O robô se comporta como gente ao procurar realizar seus sonhos. Qual o impacto de considerar o robô uma criatura da tecnologia, como cidadão?
  • Uma odisséia no espaço (1968) Coloca em risco a vida de tripulantes ao priorizar a missão missão. Qual atitude uma máquina poderia tomar ao sentir medo e ao seguir sua programação sem ponderar fatos?
  • MATRIX (1999) A busca por liberdade humana contra os roboês que dominaram o mundo.
  • Eu robot (1976 livro)
Fontes:
  1. Instituto Ética, racionalidade e Futuro da humanidade. Livro "A Ética da Inteligência Artificial" por Nick Bostrom & Eliezer Yud Kowsky, 2011.
  2. IA e Ética (Mônica de Sá Dantas Paz) UFBA Departamento de Computação.
  3. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAArowAL/inteligencia-artificial

Nenhum comentário:

Postar um comentário