Pesquisa

terça-feira, 5 de março de 2013

O Impacto da informática nas ciências e tecnologia: Impacto na educação

Todos sabemos que a informática, desde os seus primórdios, vem revolucionando todas as áreas, facilitando e dinamizando o aprendizado. Na educação, em especial, o uso de computadores tem se tornado corriqueiro para as aulas mais básicas, com o uso de jogos didáticos e a realização de pesquisas na internet.
Com a popularização da informática, até mesmo as áreas mais pobres estão adotando o uso dos computadores nos mais diversos segmentos. Para que ninguém fique de fora do "Expresso Internet", mesmo nos países menos favorecidos, estão sendo adotadas medidas de financiamento para acesso a tecnologia, como o perdão de parte da dívida externa, para que seja investida em tecnologia para seus cidadãos. Há também uma campanha para doação de computadores usados para as áreas mais carentes, evitando assim o acumulo de lixo não reciclável. Aqui no Brasil, foram criados projetos nas comunidades carentes, onde crianças e adolescentes, em horário extra classe, são apresentados ao mundo da informática de forma didática, para que facilite seu aprendizado e passem a ver o computador e a internet como seus aliados nos estudos, não só como entretenimento. O uso da informática nas ciências educacionais tem sido de grande ajuda, já que amplia os horizontes de pesquisa e abre um imenso leque de opções para sua realização, além de, com o uso da internet, dar a oportunidade de que estudantes e professores, mesmo a distância, possam interagir e compartilharem suas dúvidas, como também permite estudantes interagirem entre si e compartilhem seus materiais, suas dúvidas e experiências. O ponto crucial no uso da informática na educação, podemos ressaltar que foi justamente a aproximação entre pessoas de diferentes culturas, com diferentes conhecimentos e experiências.
Ainda há muito o que aperfeiçoar no uso da informática não só para a educação, como também para as demais ciências e  prover o acesso de todos aos diversos tipos de tecnologia existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário