Pesquisa

sexta-feira, 15 de março de 2013

Importância do monitoramento de E-mails Corporativos

Um estudo realizado pela Symantec este ano destacou que as informações internas de uma organização, sejam elas estratégicas, táticas ou operacionais, constituem 50% de seu valor de mercado. Tamanha relevância exige um olhar cuidadoso dos executivos sobre a gestão e a segurança desse ativo.
A perda ou o vazamento de informações pode representar prejuízos significativos às organizações. Em alguns casos, eles são irreversíveis e envolvem desde a perda de receitas e clientes até danos ao posicionamento e à imagem da empresa no mercado. O agravante desse cenário surge a partir de estatísticas sobre a principal fonte causadora das perdas e vazamentos de informações nas empresas: os próprios funcionários.
Neste contexto, diferentes ações podem ser desenvolvidas visando uma maior conscientização sobre segurança de informações e o controle efetivo na armazenagem, no acesso e na veiculação de informações sensíveis.
Uma iniciativa poderosa para prevenção e eliminação do problema é o monitoramento ativo e contínuo do ambiente de trabalho, abrangendo os registros de comunicação realizados pelo e-mail corporativo ou instant messengers, integrado à análise de registros de telefonia, logs de acessos aos diretórios de rede, utilização de dispositivos móveis de armazenagem (pen drive, HD externos), impressões e outros.
Especificamente sobre os e-mails corporativos, o monitoramento permite a identificação de riscos que extrapolam os casos de vazamento de informação. Quando corretamente estruturada, a operação de monitoramento oferece às organizações capacidade de detecção de sinais suspeitos, irregularidades, desvios de comportamento ético e ilícitos, tais como: quebra de procedimentos ou erros operacionais, fraudes, padrão de vida incompatível com o cargo, vínculo com fornecedores e concorrentes, favorecimentos, roubos, pedofilia, pressões externas (dívidas, vícios, doenças), pressões internas, assédio moral e sexual, insatisfação, perda ou hunting de talentos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário