Pesquisa

quarta-feira, 6 de março de 2013

Internet no cotidiano, como os brasileiros usam a internet diariamente ?


Não é nenhuma novidade o fato que a internet mudou radicalmente a maneira como as pessoas se comunicavam e enxergavam o mundo a sua volta. Atualmente é extremamente difícil,quase beirando ao impossível encontrar alguém que não utilize a internet no seu cotidiano. Enfim, independentemente da religião, país, cultura, cor ou idade, todos nós fomos atingidos pelo impacto da evolução da internet. Diante de tal realidade surge a seguinte curiosidade "Como os brasileiros estão usando a internet diariamente ?"
Ao todo somos cerca de 94,2 milhões de internautas tupiniquins segundo pesquisas realizadas no final de 2012, tais estatísticas levaram o  Brasil a ocupar o 5º  lugar no ranking dos países mais conectados. O principal local de acesso dos brasileiros são as lan houses (31%), seguido da própria casa (27%) e da casa de parente de amigos, com 25%. 
Regularmente , 50,7 milhões de usuários brasileiros acessam a Internet. 38% dessas pessoas acessam à web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente.
E o que fazem tais usuários na rede? 87% acessam e-mails,79% utilizam sites de busca, 77% visitam redes sociais, 52% visitam sites de notícias, 46% procuram por mapas,40% escutam música,  38% utilizam  o serviço de internet banking, 34% acessam a previsão do tempo,29% assistem a vídeos e 25% jogam games. Como pôde ser visto os brasileiros tem uma maior tendência a utilizar a internet para o entretenimento do que para a  área de pesquisa.
Apesar de ser uma realidade presente na vida da maioria dos brasileiros , a internet ainda não consegue atingir a toda população. Entre os 10% mais pobres, apenas 0,6% tem acesso à Internet; entre os 10% mais ricos esse número é de 56,3%. Somente 13,3% dos negros usam a Internet, mais de duas vezes menos que os de raça branca (28,3%). Os índices de acesso à Internet das Regiões também apresentam algumas disparidades quando comparados, por exemplo nas regiões Sul e Sudeste a taxa de acesso à internet fica acima dos 25% enquanto nas regiões  Norte  e Nordeste o percentual fica por volta dos 12%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário