Pesquisa

terça-feira, 5 de março de 2013

Exclusão digital e política de inclusão - Inclusão digital através da telefonia móvel


                Inclusão digital através da telefonia móvel

                A telefonia móvel faz parte da família de produtos considerado como  “inclusivos para analfabetos” ,  em virtude das industrias terem desenvolvidos produtos que podem ser utilizados por pessoas tecnicamente sem nenhuma escolaridade, enquanto que o uso de  computadores e Internet exigem do usuário um mínimo de grau de formação.
                Contudo com incorporação de novas ferramentas ao celular: agenda, calculadora, despertador, internet, câmera fotográfica, redes sociais e outros aplicativos, torna-se uma forma de exclusão digital para pessoas sem nenhum grau de formação. Estudos realizados recentemente provaram que mesmo pessoas sem grau de formação e até mesmo as crianças conseguem associar ícones a determinado programas ou ferramentas, transpondo dessa forma barreiras que impediam aos acessos dos mesmos.
                O livro digital é uma forma de inclusão digital acessado através de celulares, ipod, smartphone, recentemente chegou ao país três grandes empresas para disputar o mercado sendo a mais esperado é Amazon, um gigante do varejo que opera em nove países e conta com 180 milhões de clientes cadastrados (estima-se que 300.00 deles só no Brasil). Talvez o mais importante que a oferta de títulos seja a entrada do aparelho de leitura da Amazom o  Nos Estados  Unidos, o site é uma enorme loja de departamento, e não só uma livraria.
                A livraria Cultura comercializa mais de 1 milhão de títulos, 13.000 em português, a colocou a venda o Kobo, concorrente canadense do Kindle. Ao contrário da kindle, que só permite a aquisição de livros da Amazon, o Kobo pode compras de várias livrarias (mas não da concorrente amazon).
                O google lançou no país o Play, com 4 milhões de títulos, 10.000 em português, alem filme para comprar ou alugar, para 2013 deverá acrescentar seriado, revista e músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário