Pesquisa

domingo, 10 de março de 2013


INTERNET COMO FONTE DE INFORMAÇÃO ATUALIZADA

Informações nas Redes Sociais

As Redes Sociais são os serviços mais utilizados na internet. Integrando milhares de pessoas do mundo todo. As informações que circulam nas redes tem grande valor na comunidade por algumas características: As informações nela publicadas permanecem na rede, podem ser procuradas e também podem ser replicadas. Essas características reforçam o poder de propagação da informação nas redes sócias.
Com essa facilidade na difusão de informação alguns serviços que tem como o objetivo manter o usuário atualizado em tempo real sobre situações do transito, notícias de eventos, tem como principal colaborador o próprio usuário. Esses serviços com a participação das pessoas tem uma abrangência que seria muito difícil alcançar por uma empresa sozinha. Com isso as redes sociais se tornam ainda mais importantes pois além de aproximas as pessoas pode também servir para mantê-las informadas de uma forma mais rápida do que os meios de comunicação formais. E é ai onde se encontra o perigo. Pois as informações que circulam na rede são vulneráveis. Elas não passam por nenhum tipo de verificação, critica algo que valida essa informação. Como a grande maioria dos usuários se interessa em repassar as informações  sem se preocupar muito com o conteúdo acaba muitas vezes reproduzindo uma mentira.
São diversos os casos de boatos que começam nas redes e em poucas horas tomam proporções mundiais até que seja desmentido. Podemos citar aqui o caso do falso depoimento do Mark Zuckerberg sobre os usuários brasileiros do Facebook, no qual afirmava que o mesmo teria chamado os brasileiros de bagunceiros e que teriam destruído o Orkut. A grande de motivação desse boato era a polêmica de um dos ícones da atualidade do mundo falando mal de uma nação inteira. E assim a cada dia surgem novas virais que só tem a intenção de causar alvoroço na rede.
Cabe ao usuário avaliar as informações que ele vê nas redes e questionar, autores, fontes, analisar os impactos daquela informação. Notamos que as redes sociais tem um poder muito grande nas relações das pessoas com o mundo e que pode ser uma ótima ferramenta de informação do cotidiano, como trânsito, ofertas promocionais, situações climáticas. Mas informações com conteúdo mais delicado são muito vulneráveis as atividades que acontecem na rede.

Referências

http://www.dbd.puc-rio.br/wordpress/?p=2730
http://www.slideshare.net/bertolla/a-era-da-informao-e-as-redes-sociais
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet, Difusão de Informação e Jornalismo: Elementos para discussão

Nenhum comentário:

Postar um comentário