Pesquisa

segunda-feira, 11 de março de 2013

Internet como fonte de Informação

A evolução da Internet
Durante sua vida a internet sofreu grandes modificações, sempre se adaptando as percpectivas de seus usuários e a realidade a sua volta. Mudou o perfil, mudaram as características dos computadores a ela ligados, a velocidade das redes, programas e aplicativos, efim, uma evolução! A internet continua cada vez mais firme e passando a invadir (ou ser convidada) à intimidade de cada vez mais usuários.

Uma evolução desse porte, que tem como essência a informação, alterou drasticamente o nosso estilo de vida. Essa alteração se dá pela incrível sinergia de milhões de pessoas utilizando um meio de comunicação, novos conhecimentos, novas tecnologias são criadas e postas à disposição de quem delas precisa numa velocidade jamais vista.

Antes da sua extensa popularização iniviada em 93 com a criação do primeiro browser web, a utilização eficiente da internet requeria conhecimento de vários programas diferentes, além de saber onde a informação se encontava. Existiam alguns mecanismos de busca, mas nada comparado aos de hoje. O primeiro browser web, o Mosaic, mudou radicalmente essa situação. O acesso ficou disponível pra mais gente, mesmo os com pouca familiaridade com a cultura em informática.

Com o grande crescimneto surgiu os problemas, o mais grave sendo justamente a questão da organização e acesso a informação. A internet se comparava a uma biblioteca totalmente desorganizada, um perfeito caos. Como de uma forma evolutiva a Internet se adaptou, nessa época apareceu os mecanismos de busca. O primeiro Yahoo, apareceu já em 1994, o site Altravista, patrocinado pela Digital surgiu em 1995, juntamente com o Excite e Infoseek.

Conhecimento e Informação
Milhões de informação não representam nenhum conhecimento. Ainda hoje vale a definição de ciência de Aristóteles, formulada na sua obra, Organon, como conhecimento certo pelas causas. Para saber algo certo, em profundidade é preciso relacionar dilemas conceitos, saber as causas, o porquê das coisas.

Com a Internet podemos obter instantaneamente milhões de informações, mas corremos o risco de tornar-nos incapazes de processá-las de um modo orgânico, integrado, coerente, através da relação causa-efeito que caracteriza o conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário