Pesquisa

terça-feira, 5 de março de 2013

Tecnologias Intrusivas Privacidade x Conforto


Controle da internet na China

Quando se fala em controle da privacidade na web, não temos como esquecer da China. O pais possui um dos sistemas de controle de acesso a rede mais sofisticados que existem no mundo. Navegar na internet na China pode ser um grande problema para as pessoas pois existem diversas restrições quanto ao uso dessa ferramenta.

A china controla todo o acesso da internet em seu pais. Toda rede precisa passar por um servidor central onde o governa utiliza para restringir o que é acessado na rede.
Esse sistema de bloqueio possui diversas etapas:
Essas etapas consistem do bloqueio do endereço do site, ou o bloqueio de alguns termos pesquisados na web.

Um fato interessante é que a Empresa de Busca Google precisou cumprir algumas exigências do governo chinês para operar nesse pais.
O site do Google não é o único que enfrenta problemas para operar na China. Diversas outras grandes redes da internet são simplesmente bloqueadas neste pais. Mesmo com regras rigorosas do governo boa parte da população “burla” o sistema de controle para conseguir acesso a redes como Facebook, Orkut, Twitter

Sabemos que é do interesse dos governos controlar as informações que circulam em seu pais, mas até que ponto vai esse controle¿ Será que isso é feito apenas pela China¿ A grande certeza que temos é que nunca estamos totalmente seguros na internet.
O que o governo chinês faz com a internet é um exemplo negativo que não deve ser copiado por nenhuma nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário