Pesquisa

quarta-feira, 6 de março de 2013

Impacto da tecnologia na ciência: Meios de comunicação


A tecnologia além de proporcionar facilidade para usuários comuns, trouxe inúmeros benefícios para profissionais de todas as áreas. Seja ela militar, medicina, educação, principalmente militar, afinal a maioria das invenções partiram de lá e acabaram sendo implantadas em outros meios. Dentro os maiores beneficiados podemos concluir que foram os nichos de educação e pesquisa, principalmente as áreas ligadas a ciência.

Utilizando a internet, uma das maiores criações tecnológicas do mundo, como exemplo. Vemos claramente o impacto benéfico que a mesma trouxe para cientistas de todas as áreas. Compartilhamento de artigos, livros eletrônicos(e-books), divulgação de pesquisas, maior interação entre pesquisadores que residem em locais diferentes. Além,  é claro, a maior visibilidade que seus trabalhos ganham com a exposição de na rede.

Hoje a internet proporciona diversas ferramentas para troca de informação, sejam elas sistemas simples, uma programa de bate-papo , um servidor de e-mails, como também sistemas mais complexos, redes sócias gigantescas, redes de debate cientifico, escritórios virtuais. Compartilhamento de informação que torna possível o trabalho a distancia, e tecnologias como a vídeo conferencia só aumenta a facilidade de todo processo.

Vemos que a internet aproximou pessoas, aproximou projetos, o mundo se tornou dependente da rede, o meio acadêmico se tornou duas vezes dependente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário