Pesquisa

quarta-feira, 6 de março de 2013

Telemedicina


   A tecnologia quando bem empregada pode mudar o mundo, ou simplesmente destruí-lo. Como é o caso da telemedicina, no Brasil essa técnica vem salvando bastantes vidas. Já que em  um pais de dimensões continentais, com péssima infraestrutura e poucos profissionais qualificados. Trás a tona uma carência nos serviços da saúde, que graças a uma integração do setor privado, juntamente com o governo (Tecnologia e Saúde) e universidades veem contornando aos poucos esse problema.
    Atualmente uma aplicação pratica, é no diagnostico de doenças. A partir de exames simples, que praticamente em qualquer lugar do país é possível realiza-los.  Por meio projeto de telediagnóstico ScanX, um scanner convencional e de um software, permitem que exames de raio X sejam transmitidos via internet sem perder a qualidade, garantindo o diagnóstico preciso da doença.  Graças a uma interface simples e intuitiva, qualquer funcionário apenas precisa preencher uma ficha e scanear o exame em quatro partes. E enviar, um hospital universitário conveniado irá receber a ficha juntamente com o exame. E a partir daí diagnosticar o problema e responder. Também é possível utilizar a telemedicina para apoio em decisões. E em um futuro próximo, também será possível utilizar a telemedicina para apoiar procedimentos cirúrgicos. Graças a transmissões streaming de cirurgias em 4K. E a visualização de todos os detalhes em TV de 4K.
   O programa Telessaúde Brasil Redes interliga, por meio da tecnologia da informação, unidades de saúde da Atenção Básica com núcleos de especialistas e técnicos que trocam informações para melhorar o atendimento no SUS e qualificar o diagnóstico e o tratamento no nível da atenção primária. O programa está em funcionamento em 12 estados e já realizou, desde 2005, cerca de 50 mil teleconsultorias, 665.572 telediagnósticos (análise de exames de apoio à distância), e 643 “segundas opiniões formativas”. Este ano, o programa recebeu um aporte de R$ 70 milhões, e estará presente, até o final de 2013, em 3.256 municípios de todas as unidades federativas. O maior entrave ainda é a infraestrutura de redes um maior desenvolvimento dessa área promissora. Quem sabe depois de 2016 isso possa ser resolvido.

http://revista.brasil.gov.br/reportagens/telemedicina/tecnologia-de-baixo-custo-amplia-o-uso-da-telemedicina-no-brasil
http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/12/17/nucleos-de-telemedicina-passara-a-contar-com-68-nucleos-que-ira-reforcar-o-telessaude

Nenhum comentário:

Postar um comentário