Pesquisa

sábado, 23 de março de 2013


Submundo da internet: A Dipnet
A dipnet é uma rede de compartilhameto na internet que está restrita devido ao fato de está fora das “normas padrões” estabelecidas para o uso e divulgação de informações na internet.A dipnet pode ser definida como a “parte invisível da internet”,onde lá se encontram sites que normalmente não seriam encontrados em mecanismos  de busca com google,yahoo,entre outros.Na dipnet estão alocados sites relacionados a conteúdos impróprios ou que  ferem os conceitos de ética e respeito,sites de pedofilia,incentivo a prática terrorista,informações governamentais,contéudo pornográfico inadequado,hackers,etc.O pior é que na rede dipnet uma informação buscada em algum site vinculada a esta rede,fornecerá uma quantidade de páginas com o conteúdo de páginas 400 a 500 vezes maior que os sites de busca convencionais.
A dipnet é conhecida na “rede oculta” com vários nomes:
1.Deep Web (Web Profunda);
2. Deep Net (Rede Profunda);
3. Invisible Web (Web Invisível);
4. Under Net (Abaixo da Rede);
5. Hidden Web (Web oculta);
6. Dark Net (Rede sombria);
7. Free Net (Rede Livre)
Deep Web é um território "perigoso", onde o risco de contaminar-se com um vírus ou ter o computador invadido por hackers e crackers é muito maior. Além disso, boa parte do conteúdo está encriptado, o que requer ferramentas diferentes para acessá-lo. Por isso, navegadores comuns irão restringir automaticamente determinados tipos de conteúdo ou simplesmente não vão carregá-los, pois, em sua maioria, estão repletos de miniaplicativos e add-ons que visam "garantir" sua segurança: filtros anti-phishing, anti-popup, níveis de segurança por zona, etc.
Para se navegar nessa rede tão perigosa,é necessário ter cuidado,hackers estão prontos para atacar qualquer computador que entrem na dipnet, visando a obtenção de informações através de instalação de virus e spywares,redirecionando o usuário para páginas criminosas que podem comprometer o usuário,pois estas páginas são monitoras por vários programas-espiões da polícia.Isso remete a uma pergunta que é retratada no filme matrix.Até onde vai a toca do coelho?Pode se fazer uma analogia a rede dipnet,o que realmente podemos achar nos “bastidores da internet?
Uma das formas de se navergar dentro dessa rede com maior segurança,é pelo anonimato.Navegar nessa rede com todas as informações do usuário,como senha,email,ip,proxy,login certamente serão descobertas pelos harckers que “vivem” no submundo.Uma maneira alternativa é de usar máquinas virtuais,pois tudo que for feito na máquina virtual,pode ser excluído a qualquer momento,sem que haja qualquer prejuízo para o utilizador da dipnet.Outra forma é através da ferramenta chamada The Onion  Router(Tor).
O Tor (https://www.torproject.org/) é, na verdade, uma rede de computadores que visa prover anonimato através de túneis HTTP e roteadores que funcionam a partir de máquinas de usuários comuns conectadas à internet e que rodam uma versão servidor da aplicação.
Para navegar dentro desta rede, é necessário a instalação da versão cliente do programa para que seja criado um proxy que se conecta a ela. Feito isso, navegadores e programas que se conectam à internet (Internet Explorer, Emule, Bittorrent, etc.) devem ser configurados para usar um servidor do tipo "proxy socks 5" com endereço de destino no próprio computador, ou seja, IP 127.0.0.1. Em sua maioria, programas que fazem uso da internet possuem abas de configuração onde é possível fazer este tipo de modificação.
A partir de então, o Tor roteia todo o tráfego da conexão do cliente através dos túneis da rede até o destino desejado. Desta forma, se o usuário visitar um site do tipo http:\\meuip.com.br (que serve para identificar seu IP na internet), vai receber uma resposta diferente do IP real do computador. O IP apresentado será, no caso, o endereço IP do nó Tor por onde o tráfego de rede "saiu" para acessar o conteúdo da "rede convencional".
A rede Tor possui uma topologia bastante caótica e você não tem como saber qual IP será destinado a sua navegação ou a que parte do mundo tal IP pertence.

A Dipnet é um como se fosse um oceano bem profundo,onde você vai achar coisas que não acharia na superfície do oceano,ou seja,o que você vê na parte rasa é o que se dá pra ver,e o que não se dá pra ver, está escondido no fundo,algo que não se dá pra ver facilmente.O proibido pode revelar muitas coisas interessantes que não são mostradas por alguns motivos,mas também pode levar a caminhos muito perigosos,por isso é proibido
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário