Pesquisa

sexta-feira, 8 de março de 2013

TV Digital – Interação




Está em fase de implantação no Brasil o sistema de TV digital interativa que, diferentemente da tradicional televisão analógica, herda o conceito de comunicação bidirecional criando a possibilidade de uma interação do usuário com a informação que está sendo exibida. Isso permite ao telespectador ter melhor controle e escolha da experiência de assistir televisão.
A principal diferença existente entre a televisão digital interativa com relação à televisão analógica é a existência de uma memória nos receptores. Assim, para se ter uma televisão digital interativa é necessário possuir ou o armazenamento local das informações,  ou a existência de um canal de interatividade.
O middleware Ginga, responsável pela gerencia e a apresentação de programas interativos no Brasil e em quase toda a América Latina, prevê que usuários possam interagir com aplicaçõesapresentadas na TV ao pressionar os botões do controle remoto, de forma prática e fácil.
Como os controles remotos tradicionais possuem limitações de usabilidade, alguns trabalhos ainda estão sendo feitos para investigar a aplicação de conceitos da computação ubíqua, que tem como objetivo integrar a informática com as ações e comportamentos naturais das pessoas, como uma alternativa para prover a interação entre usuários e os programas da TV digital.
Nesses novos trabalhos, foi utilizado como uso alternativo ao tradicional controle remoto um dispositivo móvel com novos mecanismos de interação que incluem interfaces baseadas em telas sensíveis ao toque, interfaces sensíveis a gestos capturados, e interfaces que contêm microfones que permitem entrada de dados porvoz.
A televisão digital interativa é considerada uma revolução tecnológica e, à medida que o usuário pode expor sua opinião e modificar as informações transmitidas pelos programas apresentados, pode ser considera também uma revolução social.

Referencias:
http://www.ginga.org.br/pt-br/sobre
http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/governo-pode-criar-bolsa-novela-para-popularizar-a-tv-digital
http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/governo-quer-antecipar-tv-digital-para-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário