Pesquisa

quarta-feira, 6 de março de 2013

Desenvimento em conjunto: "EquiText"


Com os novos padrões tecnológicos apontam as necessidades do processo educacional e atividades profissionais, com um maior foco no que se refere ao desenvolvimento de trabalhos colaborativos e interdisciplinares.  As ferramentas que proporcionam a comunicação através da web surgem com o proposito de fornecer apoio aos educadores e profissionais para produção de textos de forma colaborativa, oferecendo principalmente, as possiblidades de negociação, coordenação e compartilhamento de conteúdos, proporcionando a interação reciproca e simultânea com objetivos definidos. O “EquiText” foi desenvolvido sob essa perspectiva. Esse termo surgiu da junção dos termos “Equipe” e “Texto”. A junção dessas palavras delimita bem as funções dessa ferramenta, ou seja, permitir a acessibilidade de pessoas distanciadas geograficamente, fisicamente e temporalmente e que estas em equipe possam escrever textos através da web. Esse software e/ou ferramenta foi desenvolvida por alunos e bolsistas do programa de Pós Graduação em Informática na  Educação (PGIE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 Ele proporciona um ambiente onde os textos podem ser criados de modo colaborativo/cooperativo, por participantes previamente cadastrados que possuam os mesmos princípios do fazer coletivo via internet, por meio da linguagem escrita.  A criação dessa ferramenta efetivou-se a partir dos princípios teóricos construtivistas, que consideram o ser humano como produto das interações que estabelece com os agentes mediadores da cultura do grupo social ao qual pertence. É um software livre implementado na Linguagem Perl, gratuita aberta voltada para aplicações para www. Para mostra ser um sistema sem princípios lucrativos não só a linguagem de software, quanto o banco que foi utilizado o banco MYSQL que gratuito e aberto.  Para tê-lo em sua maquina é necessário que esta possua o sistema operacional Linux que também é um sistema colaborativo uma vez este pode ser implementado pelo usuário. Ou seja , há uma total adaptabilidade e usabilidade.  A ideia central do funcionamento do “EquiText”, teve seus pressupostos teóricos baseados em quatro autores: Piaget, Vygotsky, Paulo Freire e Pedro Demo.  
A ferramenta “EquiText” possui uma interface amigável , simples e de fácil utilização , trabalha com conceito de “parágrafos”, considerando como parágrafos individuais um titulo, linha ou um conjunto de linhas. O conjunto de parágrafos inseridos forma um texto, cujos registros, ou seja, os conteúdos do paragrafo são armazenados pelo sistema, juntamente com as observações individuais de cada colaborador. Essa Ferramenta possui recursos que auxiliam o usuário(leitor/colaborador) dentre esses recurso tem o “data” e o “Obs”. O primeiro recurso auxilia o leitor na verificação de quais partes do exto foram alteradas e quando ocorreu essa alteração. O segundo permite que o participante, ou seja, quem estiver cadastrado no sistema, estabeleça uma discussão sobre questões do tema que está sendo elaborado seja propondo, seja defendendo , seja contestando ideias.  Outro recurso é a opção “Texto Final” que mostra em uma página HTML (um conjunto de comandos e textos, digitados em formato texto, que determina para o navegador o modo de apresentar todos os seus itens (textos, figuras, vídeos, sons) na tela de um computador, via WWW) todos os parágrafos existentes como um único texto. É adequado para o uso em projetos interdisciplinares, para produção de trabalhos evidenciados em temas transversais, tanto dos currículos do Ensino Básico, quanto do ensino superior e de Pós-Graduação, bem como de diferentes áreas profissionais nas quais são exigidas produções textuais cooperativo/colaborativas entre pares, tais profissionais como:  relatórios e pareceres médicos, administrativos, judiciais, produções de matérias jornalísticas entre outros.   
Uma das aplicações desta ferramenta é a experiência que vem sendo desenvolvida através do projeto de pesquisa : Inovações tecnológicas para pessoas com deficiência produção, avaliação e utilização de ajudas técnicas e recursos informáticos do qual faz parte o subprojeto “Escrita colaborativa via WEB: “O EquiText para Portadores de Necessidades Especiais”. Esse projeto foi desenvolvido pelo núcleo da Universidade Federal de Santa Maria com o apoio e participação da ONG Redespecial/Brasil. Os objetivos do projeto são :  Proporcionar aos portadores de necessidades educativas especiais (PNEE) o aprendizado da leitura e escrita através da informática, de uma forma diferenciada dos métodos tradicionais de ensino, utilizando uma ferramenta que oriente para trabalhos de escrita de textos colaborativos, via web; Propiciar uma nova visão de trabalho em grupo, onde educador e educandos possam desenvolver suas atividades educacionais de modo síncrono e assíncrono; Capacitar as pessoas portadoras de necessidades especiais a usar a ferramenta “ EquiText” e a desenvolver suas potencialidades para atividades apropriadas ás suas necessidades.

Locais onde o “EquiText ” foi utilizado:
  •          Programa de Extensão: " Fundamentos e técnicas de groupware " em  1999;
  •          Curso de especialização em informática na educação a distância em 2000 e na segunda edição do mesmo curso;
  •          Disciplinas do curso de graduação em pedagogia e educação
  •          Colégio de Aplicação da UFRGS
  •          As Faculdades Integradas do instituto Rittler dos Reis, no Rio grande do Sul no ensino da língua inglesa e de língua portuguesa.
  •          No exterior foi usado na UNPL Universidade de la Plata (Argentina )
  •          No programa e-Schola, da União Europeia, a partir de sua divulgação em Congressos e workshops.
  •          Foi objeto de pesquisa em dissertação de mestrado em 2001
  •          Atualmente está sendo pesquisada em teses de doutorado na UFRGS, inclusive em projetos interdisciplinares de ensino de línguas materna e estrangeira.


  Referência: http://www.ufrgs.br/limc/escritacoletiva/pdf/software_equitext.pdf


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