Com os novos padrões tecnológicos
apontam as necessidades do processo educacional e atividades profissionais, com
um maior foco no que se refere ao desenvolvimento de trabalhos colaborativos e
interdisciplinares. As ferramentas que
proporcionam a comunicação através da web surgem com o proposito de fornecer
apoio aos educadores e profissionais para produção de textos de forma
colaborativa, oferecendo principalmente, as possiblidades de negociação,
coordenação e compartilhamento de conteúdos, proporcionando a interação
reciproca e simultânea com objetivos definidos. O “EquiText” foi desenvolvido
sob essa perspectiva. Esse termo surgiu da junção dos termos “Equipe” e
“Texto”. A junção dessas palavras delimita bem as funções dessa ferramenta, ou
seja, permitir a acessibilidade de pessoas distanciadas geograficamente,
fisicamente e temporalmente e que estas em equipe possam escrever textos
através da web. Esse software e/ou ferramenta foi desenvolvida por alunos e
bolsistas do programa de Pós Graduação em Informática na Educação (PGIE), da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul (UFRGS).
Ele proporciona um ambiente onde os textos
podem ser criados de modo colaborativo/cooperativo, por participantes
previamente cadastrados que possuam os mesmos princípios do fazer coletivo via
internet, por meio da linguagem escrita.
A criação dessa ferramenta efetivou-se a partir dos princípios teóricos
construtivistas, que consideram o ser humano como produto das interações que
estabelece com os agentes mediadores da cultura do grupo social ao qual
pertence. É um software livre implementado na Linguagem Perl, gratuita aberta voltada
para aplicações para www. Para mostra ser um sistema sem princípios lucrativos
não só a linguagem de software, quanto o banco que foi utilizado o banco MYSQL
que gratuito e aberto. Para tê-lo em sua
maquina é necessário que esta possua o sistema operacional Linux que também é
um sistema colaborativo uma vez este pode ser implementado pelo usuário. Ou
seja , há uma total adaptabilidade e usabilidade. A ideia central do funcionamento do
“EquiText”, teve seus pressupostos teóricos baseados em quatro autores: Piaget,
Vygotsky, Paulo Freire e Pedro Demo.
A ferramenta “EquiText” possui
uma interface amigável , simples e de fácil utilização , trabalha com conceito
de “parágrafos”, considerando como parágrafos individuais um titulo, linha ou
um conjunto de linhas. O conjunto de parágrafos inseridos forma um texto, cujos
registros, ou seja, os conteúdos do paragrafo são armazenados pelo sistema,
juntamente com as observações individuais de cada colaborador. Essa Ferramenta
possui recursos que auxiliam o usuário(leitor/colaborador) dentre esses recurso
tem o “data” e o “Obs”. O primeiro recurso auxilia o leitor na verificação de
quais partes do exto foram alteradas e quando ocorreu essa alteração. O segundo
permite que o participante, ou seja, quem estiver cadastrado no sistema,
estabeleça uma discussão sobre questões do tema que está sendo elaborado seja
propondo, seja defendendo , seja contestando ideias. Outro recurso é a opção “Texto Final” que
mostra em uma página HTML (um conjunto de comandos e textos, digitados em
formato texto, que determina para o
navegador o modo de apresentar todos os seus itens (textos, figuras, vídeos,
sons) na tela de um computador, via WWW) todos os parágrafos existentes como um
único texto. É adequado para o uso em projetos interdisciplinares, para
produção de trabalhos evidenciados em temas transversais, tanto dos currículos
do Ensino Básico, quanto do ensino superior e de Pós-Graduação, bem como de
diferentes áreas profissionais nas quais são exigidas produções textuais cooperativo/colaborativas
entre pares, tais profissionais como:
relatórios e pareceres médicos, administrativos, judiciais, produções de
matérias jornalísticas entre outros.
Uma das aplicações desta
ferramenta é a experiência que vem sendo desenvolvida através do projeto de
pesquisa : Inovações tecnológicas para pessoas com deficiência produção,
avaliação e utilização de ajudas técnicas e recursos informáticos do qual faz
parte o subprojeto “Escrita colaborativa via WEB: “O EquiText para Portadores
de Necessidades Especiais”. Esse projeto foi desenvolvido pelo núcleo da
Universidade Federal de Santa Maria com o apoio e participação da ONG
Redespecial/Brasil. Os objetivos do projeto são : Proporcionar aos portadores de necessidades
educativas especiais (PNEE) o aprendizado da leitura e escrita através da
informática, de uma forma diferenciada dos métodos tradicionais de ensino,
utilizando uma ferramenta que oriente para trabalhos de escrita de textos
colaborativos, via web; Propiciar uma nova visão de trabalho em grupo, onde
educador e educandos possam desenvolver suas atividades educacionais de modo
síncrono e assíncrono; Capacitar as pessoas portadoras de necessidades
especiais a usar a ferramenta “ EquiText” e a desenvolver suas potencialidades
para atividades apropriadas ás suas necessidades.
Locais onde o “EquiText ” foi utilizado:
- Programa de Extensão: " Fundamentos e técnicas de groupware " em 1999;
- Curso de especialização em informática na educação a distância em 2000 e na segunda edição do mesmo curso;
- Disciplinas do curso de graduação em pedagogia e educação
- Colégio de Aplicação da UFRGS
- As Faculdades Integradas do instituto Rittler dos Reis, no Rio grande do Sul no ensino da língua inglesa e de língua portuguesa.
- No exterior foi usado na UNPL Universidade de la Plata (Argentina )
- No programa e-Schola, da União Europeia, a partir de sua divulgação em Congressos e workshops.
- Foi objeto de pesquisa em dissertação de mestrado em 2001
- Atualmente está sendo pesquisada em teses de doutorado na UFRGS, inclusive em projetos interdisciplinares de ensino de línguas materna e estrangeira.
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