Pesquisa

segunda-feira, 11 de março de 2013

Impacto da Tecnologia na Sociedade




Desde a 1° Revolução Industrial, a sociedade vem sofrendo mudanças cada vez maiores em curtos períodos de tempo. As mudanças puderam ser observadas com a substituição do trabalho humano por máquinas. Onde dezenas de homens eram facilmente substituídos por máquinas. Visando uma grande lucratividade com o aumento da produção em alta escala, e assim a máquina foi com o passar do tempo em certas áreas, principalmente em tarefas repetitivas e de força bruta, tomando o trabalho dos trabalhadores. Geralmente o maior número de desempregados é verificado no início de uma nova era, de uma nova Revolução Industrial, como ocorreu principalmente durante o apogeu da Segunda Revolução Industrial, onde as empresas e indústrias que na sua maioria exploravam os trabalhadores, que não tinham quase nenhum direito trabalhista, e com a chegada de novas máquinas que trabalhavam de maneira mais eficiente e veloz que os humanos, foi tomando massivamente o lugar dos trabalhadores. Mas, estas máquinas, por sua vez precisavam de alguém para operá-las, e para isto precisavam de mão de obra qualificadas, ou seja, alguns empregos restantes eram ocupados por pessoas que tinham algum conhecimento sobre a máquina ou mesmo se não tivesse, teria que se atualizar para conseguir trabalhar e acompanhar a forma de trabalho do novo mundo.
Nota-se que, o ser humano após grandes mudanças tecnologias e científicas, tende a manter-se sempre atualizado, para acompanhar os processos e avanços tecnológicos, se quiser trabalhar ou continuar trabalhando na indústria ou no mercado atual. O problema é que atualmente, com o advento do computador e da internet, as tecnologias vêem sofrendo mudanças e atualizações muito mais rapidamente, pois o que é novidade e febre tecnológica hoje, daqui a uma ano poderá não ser mais. Isso é notado quando algum programador, por exemplo, dedicou-se alguns anos para estudos de certa linguagem de programação para utilizá-las no futuro, não consegui passar mais que algumas unidades de anos trabalhando com a mesma tecnologia, pois com o passar de alguns anos, a tecnologia que ele trabalha poderá está ultrapassada, por outra mais rápida, flexível e confiável.  É fácil verificar, que em relação aos trabalhadores, principalmente os ligados às áreas de tecnologias, devem sempre atualizar-se para um mercado cada vez mais competitivo e suscetível a mudanças na forma com que se trabalha.
Outro ponto notável atualmente é que as tecnologias, principalmente às ligadas ao entretenimento, como os consoles de jogos e principalmente os meios de comunicação que temos hoje através de smarthphones e computadores, que são usados todos os dias por milhões de pessoas em todo mundo, seja para trabalho ou entretenimento, nestes dois e em principal o último, os usuários estão cada vez mais sedentos por tecnologias e comunicação à distância, deixando em sua maioria de manter contato com alguém pessoalmente, por exemplo, marcar algum encontro, para simplesmente conversar algo do dia-a-dia em algum chat ou por SMS, sendo muitas vezes que um está bem do lado do outro, nos piores casos. Percebe-se que os humanos estão criando máquinas, tecnologias e utilizando-as para o seu bem, mas algumas destas tecnologias estão tão envolvidas com os seres humanos que parecem que estão se tornando parte de nós, e assim deixando com que a agente se comporte menos como ‘humanos’ e mais como máquinas, pelo menos os ‘humanos’ que se abraçam, vêem velhos amigos, marcam encontros, tomam um drink, e deixando de lado a tecnologia que tende a fazer com que estes momentos se tornem mais virtuais e simplórios, por simples aceite da sociedade por tudo que vira modinha tecnológica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário