Pesquisa

segunda-feira, 11 de março de 2013

Impactos da Informática na economia/Importância da internet na sociedade e como ela contribui para a economia



Sem dúvida, a internet possue várias ferramentas que auxiliam no dinamismo do mercado, e hoje mais do que nunca graças à inclusão digital, as empresas tentam alcançar o maior número de consumidores através dela Hoje em dia o acesso à internet se tornou acessível a qualquer tipo de pessoa. Devido ao desenvolvimento de novas tecnologias, hoje temos celulares, computadores, tablets, TV digitais de ultima geração com acesso a internet, e ainda o xbox e ps3 podem acessar a internet para comprar jogos e baixá-los diretamente para o console.

Importância da internet na sociedade
Novas formas de comunicação:
A internet trouxe comunicadores instantâneos como o MSN, o telefone pela internet como o Skype, o email, as redes sociais como o Orkut, facebook, twitter, youtube, entre outros, são ferramentas baseados em internet que possibilitou uma verdadeira revolução na forma como comunicamos com outras pessoas. Este é um ponto muito positivo, pois não só barateou o custo da comunicação como tornou as pessoas mais próximas. Mas há um lado negativo que é a exclusão digital, ou seja, muitas pessoas estão sem acesso à internet e do ponto de vista tecnológico estão excluídas digitalmente.
 
Descentralização da informação, cultura e educação:
  • A Wikipedia já é a maior enciclopédia do mundo. Então, para a maioria das pessoas que nunca tiveram acesso à enciclopédia Britânica, por exemplo, agora pode consultar livremente o que quiser na Wikipedia.
  • A educação a distância é uma realidade no Brasil com inúmeros cursos de graduação e pós-graduação a distância.
  • Livros gratuitos na internet, blogs dos mais variados assuntos, serviços de mapas e passeios virtuais.
Aparente diminuição das diferenças sociais:
Por todos os itens citados acima, as diferenças sociais parecem ter diminuído, mas é bom lembrar que a internet ainda não é acessada por todas as pessoas e o custo ainda é elevado.

Possibilidade de exploração de novas oportunidades:
  • Viagens virtuais.
    Viajar é caro, precisa tempo, saúde, entre outras necessidades. Usando um recurso como o Google Street View, por exemplo, é possível fazer uma viagem virtual por praticamente qualquer lugar do mundo. Veja um exemplo aqui.
  • Trabalhar pela internet.
    Este é um modelo que começa a aparecer no Brasil como alternativa ao trânsito, alto custo da manutenção de equipes dentro das empresas, entre outros.
  • Prestação de serviços.
    As empresas que focam a comunicação via internet com seus clientes só tem a ganhar e os consumidores também. Muitas empresas usam o Twitter, Facebook, blogs e outros canais para comunicar novidades, atender clientes, resolver problemas e ganhar confiança.
  • Informação.
    O que você precisa saber? Uma receita de bolo? Porque surgiu a segunda guerra mundial? Qual a diferença entre faculdade e universidade? Na internet encontramos respostas para as mais diversas dúvidas e ela constitui uma enorme base de conhecimentos gerais.
Transformações do comércio causado pela internet:
Graças a internet existem as propagandas(web marketing: anúncios online, sites, redes sociais, e-mail marketing), tv digital com acesso a internet, o futuro da tv está no youtube, a nova geração de console só funcionará com internet onde o jogo terá um código que será verificado ao logar na internet. Ajudará a empresa contra a pirataria, porém irá privar o usuário de jogar seu game em outros consoles, pois este estará bloqueado naquele aparelho e também não pode jogar offline. A indústria de jogos cresce muito e fatura mais do que a indústria de filmes e música juntas.

Compra e vendas(cartão de crédito, boleto, paypall carteira digital):
O setor de varejo é mais conhecido na internet mas é apenas a ponta do iceberg do comércio eletrônico. É através do EDI que flui a maior parte dele. Essas transações normalmente envolvem o intercâmbio de uma variedade de documentos comerciais – pedidos, ordens de fornecimento, pedidos de cotação, notas fiscais, faturas, duplicatas etc. normalmente operam através de contratos de fornecimento pré-estabelecidos – o que implica uma “conexão virtual” fixa – e envolvem diversos mecanismos de segurança e controle.

Comunicação dinâmica entre pessoas e nova formação de comunicação empresarial
Redes sociais: twitter, facebook, skype, blogs, youtube ou jogos multiplayer. A necessidade de operar no comércio eletrônico desenvolve em um outro plano as redes interempresariais. Neste caso surge a necessidade de se interconectar diretamente através de redes de comunicação de dados, usando um leque de conexões de banda larga com a tecnologia tais como E1, Frame Relay e ATM. As pequenas empresas usam a internet comum, arcando com menor velocidade e menos segurança.

Fontes: www.luis.blog.br/importância-da-internet-na-sociedade.aspx
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodney Ferreira de carvalho, "Informática e Impactos Sócio-Econômicos MAB756 - 2002.2 Trabalho final de Doutorado:A evolução das estruturas organizacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário