Pesquisa

quarta-feira, 6 de março de 2013



Disseminação de   informações através da internet

Com a evolução da internet ficou mais rápido e acessível se obter notícias em tempo real através da grande rede. Em poucos segundos uma notícia pode se espalhar pelo mundo através de uma simples postagem em uma rede social ou uma publicação de alguém em um site. Informações confidenciais, sigilosas, públicas se espalham como um vírus através da internet, não precisamos mais assistir o jornal para saber sobre algo que aconteceu, antes mesmo da notícia vier oficialmente a público, ela se espalha de uma forma gigantesca pela internet. Um exemplo disso pode-se destacar a morte de Osama Bin Laden. Um simples morador de Abbotaba, cidade do Paquistão, estava na hora em que militares norte-americanos adentraram no território, ao mesmo tempo, esse mesmo morador estava postando no twitter que havia movimentação de militares na busca por Osama, esse foi o “combustível” para todos os meios de comunicação da internet especulassem que Osama Bin Laden teria sido morto nessa operação, e que mais tarde se confirmou. A informação da morte de Osama Bin Laden foi anunciada mesmo antes da publicação oficial via televisão ou rádio. Portanto, uma simples postagem no twitter, se tornou uma grande fonte de informação que repercutiria numa informação de tamanha importância para o mundo.
Como tem pontos positivos em relação ao rápido acesso a informações pela rede, também há os pontos negativos. Qualquer fato, como imagem, notícia via texto, áudio, que alguém poste na net, será em poucos segundos repassados para milhões de usúarios, uma vez que algo é postado, já era, não tem como mais tirar da internet, já foi compartilhado por milhares de usuários. O caso Carolina Dieckman é um dos exemplos atuais, investigações apontam que Leonam Pereira, juntamente com mais três comparsas, invadiram o email de Carolina Dieckman e fez o download de fotos íntimas que estavam anexadas no seu email, e assim eles publicaram todas as suas fotos, por não aceitação por parte da atriz de não contribuir com as exigências feitas por eles, as fotos foram publicadas,mesmo que com um pedido judicial  para retirarem as fotos do ar,as fotos já foram compartilhadas por milhões de pessoas,mesmo proibindo a exibição na internet,quem pode dizer que alguém não tem as fotos dela guardadas no PC?
A disseminação rápida de notícias pela internet foi um grande avanço na tecnologia, mas o fato é saber como usa-la, tanto para o bem como para o mal.


Fontes:                                                                                                                                                             
http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2012/05/suspeito-de-ser-mentor-do-caso-carolina-dieckmann-se-diz-inocente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário