Pesquisa

quarta-feira, 6 de março de 2013

A Ginga da TV Digital Brasileira

Ginga é o middleware responsável pela intermediação entre o sistema operacional da TV Digital e a aplicação, dessa forma os sistemas operacionais utilizados pelas marcas podem ser diferentes e mesmo assim não haver problema de compatibilidade com o software. Seu nome foi escolhido em homenagem a cultura, arte e contínua luta por liberdade e igualdade do povo brasileiro, desenvolvido pela PUC-Rio e a UFPB.

Este middleware é um software aberto, com essa licença na intensão de que todos pudessem contribuir para a melhoria da TV Digital além de incentivar as TVs comunitárias e à produção de conteúdo pelas grandes emissoras. Mas ele não é utilizado apenas no Brasil; Argentina, Peru, Equador, Chile e Bolívia também utilizam o software, também podendo ser utilizado pelo resto do mundo já que seu código é aberto e livre.

O Ginga é dividido em dois subsistemas o núcleo comum e o ambiente de aplicações.


O núcleo comum Ginga-CC (Ginga Common Core) possui um suporte básico a programação declarativa (Ginga-NCL) e imperativa (Ginga-J). Suas principais funções são tratar da exibição dos vários objetos de mídia (imagens, músicas e vídeo) que compõem uma aplicação e fornecer também o controle do plano gráfico,  para obtenção dos dados transmitidos por difusão e pelo Canal de Interatividade, para obtenção e transmissão de dados sob demanda.

O ambiente de aplicações também é divido em dois, um com suporte a programação declarativa o Ginga-NCL e a programação imperativa Ginga-J.

O Ginga-NCL desenvolvido pela PUC-Rio é o ambiente utilizado para dar suporte a aplicações declarativas utilizando a linguagem de programação NCL que por sua vez é baseada em XML. Mas também é possível utilizar o modo imperativo de programar no NCL em que Lua se torna uma linguagem de scripting, assim como o HTML se utiliza do Javascript.

O Ginga-J desenvolvido pela UFPB é o ambiente utilizado para dar suporte a aplicações imperativas, que se utilizam da linguagem Java.

Referências:
http://www.ginga.org.br/pt-br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ginga_%28middleware%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário