Pesquisa

sábado, 9 de março de 2013


Ciberespaço – espaço público

           Ciberespaço é todo espaço não físico da tecnologia da comunicação, neles as pessoas podem se comunicassem sem está fisicamente presentes, sendo considerado como um terreno fértil, que pode ser utilizado a todo momento para o bem ou para o mal.
            o ciberespaço é considerado um local público, aproximadamente 85 % dos emails enviado são spams, mais de 500 novos vírus são criados todos os dias, alimentados por um universos de informações que são inseridas na web.
            Iram foi o primeiro pais atingido pelo ataque cibernético, uma usina de enriquecimento de urânio com o vírus stuxnet, Estônia também sofreu ataque além de diversas empresa nos Estado Unidos que foram invadidas como: Sony, Google, Intel, etc.
            Tipos de programas maliciosos que circulam na rede:
Worn - (minhocas) exploram falhas nos programas de computadores, cumpre missão especificas como enviar spams, atacar site ou abrir portas para outros programas.
Bot - são soft capaz de controlar outro computador a distancia pelo invasor, geralmente usado para tirar site do ar e enviar email não solicitado em grande quantidade.
Spyware - programa criado par espionar as atividades do internauta, capaz de enviar informações a terceiros.
Cavalo de troia - soft invasor está escondido dentro de programas, depois de instalados, o cavalo de troia facilita a entrada de vírus e outros programas maliciosos .
            A noção que o espaço público no ciberespaço é uma dimensão mais ampla que o espaço físico; uma criança que esta em seu quarto de porta trancada, o que seria o espaço mais seguro do mundo, na realidade se a criança estiver conectada a internet, estará freqüentando uma praça virtual com mais ou menos dois bilhões de pessoas que a cada segundo tem alguns milhares entrando na rede, então essa noção de espaço público exige um olhar mais critico para essas tecnologias.  Por isso há necessidade do desafio de construirmos uma sociedade que tenha comportamento ético, de cidadania, de respeito a dignidade humana, são esses valores que tem que ser colocado em destaque e não o equipamento.
             Políticas publicas de inclusão digital e de educação com tecnologia que dão primazia ao computador; junto com o ensino do uso  pedagógico das tecnologias, precisamos  ensinar também  o uso ético, responsável, critico dessas tecnologia; pois a internet inda é vista como terra de ninguém, com um espaço sem lei no qual eu posso tudo e não tem limite, é incrível o potencial da internet para fortalecer o direitos humanos com a liberdade de expressão e o direito de circular nesse espaço publico mundial (Palesta  Rodrigo Nejm).
            Educar para cultura digital é uma tarefa muito difícil em virtude do abismo que há entre a geração de pais e educadores e do outro lado alunos e filhos em termo do domínio e técnica da informática, em virtude de grande gama de informações e novas tecnologias (face book, York ut), os pais e educadores se sentem constrangido diante de filho e alunos que dominam essas tecnologias, contudo uma criança com dez, doze anos não tem ainda experiência suficiente para saber sobre segurança, ética, cidadania; elas só terão uma idéia sobre o que é isso se os pais e educadores trataram desse assunto com elas, o que é vital para evitar problemas com ciber-bullying e outros problemas, será que essas crianças e adolescentes estão preparado para migrar para essa nova realidade e dessa forma responder pelos atos que estão praticando com o uso indiscriminado dessas tecnologias (Palesta Rodrigo Nejm).
             Foram criadas diversas leis para designar crimes na internet, contudo não é proibindo que irá resolver esse dilema e sim potencializar o uso pedagógico educando para a ética e cidadania com responsabilidade gerando um novo desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário