Pesquisa

domingo, 10 de março de 2013

Impactos da Tecnologia - Empresas de TI que movimentam milhões na economia.


        A tecnologia é o principal assunto do século XI. Os ganhos são inúmeros com pesquisas que produzem inovação constante. Empresas desenvolvedoras dessas pesquisas lucram bastante a ponto de ditarem uma nova forma de economia: o comercio de Tecnologia da informação. A tempos atrás o mercado superaqueceu devido a grande demanda de investimentos nesta área. As empresas lucravam exageradamente, mas isto até o ano 2000 quando houve a queda da bolsa. Empresas como a Apple, a Google, a Facebook são exemplos de lucros bem próximos aos das empresas do período da queda da bolsa, só que com responsabilidade. Estas empresas são um grande exemplo de como as tecnologias de Informação mudam o aspecto da economia e consequentemente o modo de vida de uma época.

Apple

       O que faz os americanos formarem grandes filas nas lojas de eletrônicos para comprar um “Apple”(falo de qualquer produto da Apple)?  Realmente há um favoritismo por meio de seus usuários que defendem a mãos e dentes os seus produtos. Criada por Steve Jobs e Steve Wozniak  numa garagem, lançou um pc revolucionário para a sua época: o Apple 1.Que foi o primeiro computador “portátil” para uso pessoal. Daí em diante foi criando uma tendência de se criar produtos cada vez menores e potentes. Mais recentemente, o que alavancou a marca foi o iPhone, um smartphone de notável tecnologia, com funções de áudio, câmera, internet e muito mais. Utilizando uma tela multitouch e uma versão reduzida do sistema operacional Mac OS X, o iPhone vendeu mais de 1 milhão de unidades em apenas 74 dias. Mesmo depois da morte do seu principal símbolo (Steve Jobs) suas tecnologias visão sempre o diferencial dos seus usuários em comparação com os outros, o que definitivamente acontece.

Google

       Quem nunca usou o google como ferramenta de pesquisa? Ou até mesmo ouviu aquela piada “Deixe as perguntas idiotas para o goolge.”?  Sua ferramenta mais popular, o buscador google, é a mais utilizada no mundo. O Google Brasil manteve a primeira posição do ranking da preferência dos usuários de Internet no país, registrando 78,63% de participação nas buscas no período de 4 semanas terminadas em 29 de dezembro de 2012, de acordo com dados da Hitwise, ferramenta líder de inteligência em marketing digital da Serasa Experian. Graças ao comercial que este produto rende a organização outros produtos também foram difundidos ao mundo como o Blogger, Orkut, Gmail e outros. Larry Page e Sergey Brin foram os criadores do código do buscador google e também da empresa que leva o seu nome. Possui um valor invejável por muitas empresas, cerca de 834 milhões de dólares, sem falar na fatura anual que chega a 50,1 bilhões de dólares. É mesmo um dos mestres da tecnologia da informação no mundo.

Facebook
       
       O maior website de relacionamentos do mundo foi lançado em fevereiro de 2004 por um grupo de jovens universitários da Havard. A plataforma, inicialmente, era apenas disponível aos estudantes da própria Universidade. Assim que começou a funcionar, o chamado The Facebook, teve 22 mil acessos em apenas 2 horas. Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes são os fundadores desta rede que mais cresce no mundo nos últimos anos. O Facebook não para de crescer. Atualmente são mais de 750 milhões de usuários ativos, pessoas que gastam 700 bilhões de minutos por mês somente nesta página. Seu crescimento médio mensal é de 10%. A página tornou-se o maior acervo digital de fotos dos Estados Unidos, com milhões de aplicativos criados por dia. A rede é também uma das mais acessadas por dispositivos móveis. Mais de 250 milhões de usuários acessam o Facebook regularmente de celulares, smartphones e tablets. Como é apresentado em seu site oficial, o Facebook hoje "é um pedaço da vida de milhões de pessoas que vivem em todas as partes do mundo.”.

       Podemos ver o quanto são conhecidas no mundo todo devido ao seus potenciais de publicidade. Estas são algumas das várias empresas em todo o mundo que fazem da tecnologia da informação uma “mina de ouro”. As consequências disso é o domínio do mercado interno, os investimentos vão sendo direcionados a estas organizações que cada vez mais vem sendo estimuladas a crescer. 

font: http://www.queroanunciarnofacebook.com.br/historia-facebook.htm (10/03/2013).
       http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/01/22/google-fatura-us-50-bilhoes-em-2012-e-cresce-36-                sobre-2011/ (10/03/2013).
       http://www.tecmundo.com.br/apple/2114-a-historia-da-apple-a-marca-da-maca.htm (10/03/2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário