Pesquisa

segunda-feira, 18 de março de 2013

Ciberespaço: As mutações da educação



Na era digital o sistema educativo passou por uma brusca mudança. Há uma demanda muito grande de pessoas procurando por informação e não existe quantidade suficiente de professor para suportar ela. Com o ciberespaço é possível expandir o conhecimento para todo o planeta de forma rápida e precisa, a fim de suprir a necessidade da sociedade atual.
O ciberespaço possui infinidades de meios para globalizar o aprendizado. A seguir serão listados alguns cursos a distância organizada por professores de universidades renomeadas.

UDACITY
Oferece matérias na área de negócios, ciências da computação, matemática e física. As disciplinas são divididas em nível de conhecimento e podem ser estudas de acordo com a disponibilidade do aluno.
Coursera
Foi fundado por dois professores de Standford. Ela possui mais categorias disciplinares que a Udacity, ao acréscimo da área humana e biológica. Trabalha a partir de uma linha de tempo onde o aluno deve acompanhar realizando exercícios e provas.
EDX
Criado a partir de uma parceria com a Universidade de Harvard e MIT. Ele fornece curso de diversas universidades renomadas.
My English On-Line
Curso online de inglês criado a partir da uma parceria entre a CAPES e o MEC. Tem a finalidade e preparar os alunos para a prova de pró-eficiência TOEFL.
Pierre Levy realiza uma comparação dos anos 60/70 para os atuais. Antigamente todo o conhecimento adquirido na juventude em geral pode ser utilizado para o resto da vida. Hoje, esse mesmo conhecimento se torna obsoleto ao final da carreira. Não existe mais saber estático, ele é modificado de forma caótica. O indivíduo é levado a mudar de profissão várias vezes em sua carreira. O trabalho não é mais a execução repetitiva de uma tarefa atribuída e sim uma atividade complexa na qual a resolução de problemas, a coordenação no centro de equipes e a gestão de relações humanas têm lugares importantes. A transação da informação também é uma atividade do profissional. Inspirado nesse comportamento é possível ver diversos profissionais que não seguiram a carreira pedagógica publicando o seu conhecimento no ciberespaço.

[1] Levy, Pierre. Cibercultura / Pierri Levy; tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999. 264 p.
[2] Sandoval, Gabriella. De vanguarda, e grátis. Editora Abril.
[3] Advance Your Education With Free College Courses Online – Udacity <www.udacity.com>. Acessado em 19 de março de 2013.
[4] Coursera. <www.coursera.org>. Acessado em 19 de março de 2013.
[5] edX. <www.edx.org>. Acessado em 19 de março de 2013.
[6] CAPES/MEC. <http://www.myenglishonline.com.br/>. Acessado em 19 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário