Pesquisa

terça-feira, 5 de março de 2013

O que é uma cidade Digital?


As cidades digitais são as cidades da globalização, onde as redes telemáticas fazem parte da vida quotidiana e constituem-se como a infra-estrutura básica e hegemônica da época. Para o Ministério das Telecomunicações, por exemplo, qualquer cidade que tenha conexão com a Internet é uma cidade digital. Devido à universalização das telecomunicações, praticamente qualquer cidade brasileira tem acesso à Internet.
Para outras pessoas, cidade digital é cidade que tem presença marcante na Internet, muitas vezes através de portais de governo eletrônico, ou e-gov, onde a população pode solicitar serviços da prefeitura e acompanhar online a prestação de contas da prefeitura.
Mas para um número crescente de contextos, cidade digital significa uma cidade amplamente coberta por uma rede sem fio integrada, que permite acessar a Internet, em geral oferecida gratuitamente pela municipalidade, ou por uma organização não governamental (ONG), caso em que o acesso pode ter um custo, em geral muito baixo. Para evitar a ambiguidade do termo cidade digital, nos EUA tem sido adotado o termo municipal wireless network, ou rede municipal sem fio, que eles preferem abreviar por muni wi-fi, devido ao fato de que hoje as redes que chegam ao cidadão sejam normalmente do tipo chamado Wi-Fi.
Estudos mais recentes consideram a cidade digital (pode-se utilizar vários nomes com o mesmo sentido: cidade virtual, cidade eletrônica, cyber-cidade, e-cidade, cidade informacional, etc.) como uma visão adicional da cidade real, como mais uma camada da cidade que se coordena com as demais. Desta forma, a cidade digital não colide com a cidade real, mas agrega novos elementos para formar a complexa estrutura que é nossa realidade urbana.
A construção de uma cidade digital é um processo coletivo da sociedade local. Cada setor tem um papel. O setor público tem papel motivador e muitas vezes viabilizador, já que as áreas de conhecimento relacionadas são muitas e o custo de implantação de infraestrutura muitas vezes alto. O setor privado deve se preparar e investir em métodos de gestão, produção e comercialização baseados nas TIC, além de buscar interagir com demais atores públicos e privados com vistas a oferecer maior integração sistêmica. A sociedade organizada deve zelar para que os benefícios do modelo sejam apropriados por todos.

Referencias
Disponível em: < http://www.lsi.usp.br/~hgfernan/digital_city.pt.html>. Acesso em 04 de março de 2013.
Disponível em: < http://www.ima.sp.gov.br/que-e-cidade-digital>. Acesso em 04 de março de 2013.
Disponível em: < http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/pagina/o-que-cidade-digital>. Acesso em 04 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário