Pesquisa

segunda-feira, 11 de março de 2013

O conflito homem, máquina e economia


As mudanças socioeconômicas provocadas pela máquina

Desde a pré-história o homem tem buscado explorar os recursos ambientais,  a fim de criar formas de melhorar sua vida.  No inicio as transformações provocadas pelo homem eram lentas, porém ao longo da Idade Média e da chamada Idade Moderna até o início da Revolução Industrial, as mudanças sociais causadas pelas inovações começam a tornar-se mais frequentes e profundas, e os conhecimentos científicos têm sido duplicados, em períodos que variam de 10 a 15 anos.
Assim se um cidadão que viveu no início do século XX, por exemplo, voltasse subitamente a viver hoje, ele ficaria espantado com os computadores pessoais, com a internet, com o telefone celular, serviços remotos, com a automação industrial, a nanotecnologia, novos fármacos, clonagem, etc.
A evolução tecnológica levou o homem a constantes mudanças sociais, alterando assim seus hábitos, valores, prioridades e a própria visão que o homem tem de si mesmo e do mundo, exigindo, em consequência, novas regras de convivência social e, certamente, novas práticas profissionais, nova educação para os jovens e atualização continua para os adultos.
Dentre os mais expressivos impactos sociais provocados pelos avanços científicos e tecnológicos estão, com certeza, o aumento da expectativa de vida, o aumento da população mundial e o decréscimo das horas de trabalho ocorridos, principalmente, nos últimos dois séculos. Pode-se afirmar que o desenvolvimento científico e tecnológico tem sido bem sucedido no aumento da expectativa de vida e na diminuição das horas de trabalho, e consequente aumento do tempo disponibilizado para o lazer.
Ao causar profundas alterações no modo de produção de bens e de serviços, o progresso tecnológico modifica, em consequência, a distribuição e a qualificação da força de trabalho. Contrariamente ao que ocorria no passado, hoje profissões surgem e desaparecem em curto tempo; qualificações para postos de trabalho são exigidas e, em seguida, descartadas, ou seja, as trajetórias profissionais são, em grande parte, imprevisíveis.
            Por outro lado ocorreu também algumas mudanças econômicas provocadas pelas maquinas, se no inicio as industrias que não tivessem substituído o trabalho do homem pelo da maquina, perderiam espaço no mercado, agora tem que cada vez mais acompanhar o desenvolvimento tecnológico para conseguir estar num nível de competitividade elevado. 

Fonte: http://www.faetec.rj.gov.br/desup/images/edutec/waldimir.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário