Pesquisa

terça-feira, 5 de março de 2013

Internet e o Cotidiano: Internet no Ambiente de Trabalho


A internet representa hoje uma importante ferramenta em nosso cotidiano, não se imagina mais um mundo sem ela, mas é importante atentar para que o seu uso seja adequado, principalmente dentro do ambiente de trabalho.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest sugere que as empresas precisam estabelecer parâmetros coerentes para o uso da Internet no trabalho. “A pesquisa aponta que aproximadamente 87% dos brasileiros usam a internet no trabalho para fins pessoais”, afirma Daniela do Lago, professora da Fundação Getúlio Vargas e especialista em comportamento corporativo. “O acesso às redes sociais e o downloads de programas e conteúdos inapropriados são uma prática cada vez mais frequente nas empresas brasileiras. Isso sem contar o uso dos messengers e a propagação de e-mails desnecessários”, ressalta a especialista.
O mau uso da internet prejudica a produtividade do empregado e pode causar a demissão de funcionários por justa causa, quando a empregadora considera tal conduta como uma falta grave.
Isso pode ocorrer se a empresa considerar que está havendo mau uso das ferramentas corporativas e encaixar a conduta no Artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que permite a dispensa por justa causa quando há mau procedimento, quebra de confiança, insubordinação, entre outros fatos relacionados ao comportamento no ambiente profissional.
Também, segundo a lei, é do empregador a responsabilidade dos atos cometidos no ambiente corporativo. Desse modo, caso sejam observados downloads piratas, bem como outros tipos de contravenções penais, o responsável legal pelo incidente será o empresário. “Além disso, o “vazamento” de informações confidenciais por meio de e-mails e MSN é cada vez mais comum, e acaba por afetar a competitividade das empresas”, salienta a especialista.

Quem navega com moderação na web tem melhor desempenho em suas tarefas, mostra estudo.

Surfar na web no serviço não é apenas inofensivo, como também aumenta a produtividade, de acordo com uma equipe de pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura. A liberdade de acessar sites na Internet oferece uma “recompensa imediata” e ajuda os trabalhadores a “restaurar recursos drenados pelo trabalho”, reportaram especialistas, na semana passada, no encontro da Academy of Management em San Antonio, no Texas (EUA).
As descobertas basearam-se em um estudo com 98 participantes com uma média de idade de 21 anos, que foram divididos em três grupos de controle. Cada equipe ou surfava na Internet por 10 minutos, ou fazia qualquer outra coisa, exceto acessar sites, ou realizavam a tarefa de empilhar varetas em grupos de cinco.
Após o período de 10 minutos, cada grupo teve que grifar com um marcador quantas letras “a” apareciam em um texto de 2 mil palavras, em novos 10 minutos. Depois dos testes, os participantes responderam a um questionário para ajudar a determinar os níveis de tédio, exaustão mental e engajamento psicológico.
Os resultados mostraram que o grupo que surfou na web obteve melhores resultados no teste. Eles foram mais eficientes que os outros dois grupos. Além disso, quem praticou um pouco dessa vadiagem online respondeu no questionário que estava com menos exaustão mental e tédio que outros participantes.

Referências
Disponível em: < http://www.itrabalhistas.com.br/2012/10/internet-no-trabalho-mau-uso-e-suas-consequencias.html >. Acesso em 05 de março de 2013.
Disponível em: < http://www.abrh-pa.com.br/eventos/detalhe.php?nIdEvento=52>. Acesso em 05 de março de 2013.
Disponível em: < http://cio.uol.com.br/gestao/2011/08/30/usar-livremente-a-internet-no-trabalho-aumenta-a-produtividade/>. Acesso em 05 de março de 2013.
Disponível em: < http://www.relacionamentos.org/trabalho/internet-no-trabalho-saiba-como-usar>. Acesso em 05 de março de 2013.
Disponível em: < http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/noticias/internet-no-trabalho-usando-bem-que-mal-tem.shtm>. Acesso em 05 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário