Pesquisa

quarta-feira, 6 de março de 2013

Os Impactos da Tecnologia da Informação na Economia


Mercado de Tecnologia da Informação no Brasil

Segundo dados divulgados com base em uma pesquisa da empresa de consultoria “IT Data” neste ano, o mercado de Tecnologia da Informação brasileiro é tido como um dos mais aquecidos do mundo e o setor que mais gera empregos no Brasil. Para 2012, a expectativa para o mercado nacional é de um crescimento que pode girar entre 10% e 12%. Esse crescimento segundo a pesquisa é alavancado principalmente pela venda de hardware.

Esse bom momento também é confirmado pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos e Serviços de TI (ABRADISTI), que aponta que as distribuidoras nacionais que atuam neste segmento, juntas, empregam mais de 9,9 mil profissionais no país e que as revendas brasileiras são responsáveis por cerca de 160 mil empregos.

Ainda segundo dados da ABRADISTI “a todo o momento, surgem novas tecnologias e novos produtos, obrigando as empresas a qualificarem cada vez mais seus colaboradores, de modo que as mesmas também buscam profissionais já experientes que possam somar ao crescimento da instituição. Isso, portanto, exige melhores salários e mais benefícios aos funcionários. O mercado de TI, além de empregar muitos profissionais, é o que melhor paga seus colaboradores”.

Segundo dados de outro estudo (O mercado de profissionais de TI no Brasil), realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM), os salários de TI crescem acima da inflação, na maioria dos estados desde o ano de 2003 e que é responsável atualmente por 93% das contratações em todo o país.

Mercado brasileiro cresce de 12 a 13% a cada ano

Já o veículo ComputerWorld Brasil, publicação autointitulado de ”o porta–voz do mercado de TI e comunicação” em sua edição de maio deste ano, afirma que o mercado de TI brasileiro está aquecido e que cresce de 12 a 13% a cada ano, mas que existe um acentuado déficit de mão de obra qualificada.

Segundo dados divulgados em fevereiro pelo Sindicato das Empresas de Processamentos de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo (SEPROSP) o Estado de São Paulo emprega 45% do total de trabalhadores da área em todo o país. Desta forma, das 409,3 mil vagas preenchidas no Brasil, 184,4 mil estão no Estado.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM), a meta das empresas do setor até o ano de 2020 é responder por 6,5% do PIB. Para isso, o país precisa incorporar cerca de 750 mil novos profissionais.

Segundo informações divulgadas pelo executivo de parcerias educacionais da IBM Brasil, Edson Pereira durante a palestra “Como deixar de ser um profissional de TI e ser um profissional de serviços de TI” realizada em maio, mais de 213 mil vagas em TI podem ficar abertas até 2013. Só em 2010, mais de 72 mil vagas ficaram em aberto. Para o especialista, “parte desse problema é reflexo de faculdades com grades curriculares desatualizadas. Mas com tanta vaga sobrando, não há como não pensar em tentar galgar um lugar ao sol”.

Para especialistas em educação e mercado, as principais profissões de TI são as voltadas para desenvolvimento de sistemas, com oportunidades similares para programadores e analistas, os que têm maior demanda no mercado. Mas em particular, é o setor de Análise e Desenvolvimento de Sistemas a área profissional que mais contrata em TI, pois segundo o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz, professor Robert Didio, “este profissional além de conhecer as ferramentas, metodologias e recursos tecnológicos, precisa ter uma visão geral de negócios, a fim de oferecer soluções que atendam aos problemas das diversas áreas das organizações, através de sistemas computacionais”.

Bibliografia: 

Artigo publicado na internet: O mercado de tecnologia da informação/ acessado em www.oswaldocruz.br/conteudo_ler.asp?id_conteudo=30406, as 20h do dia 03/03/2013. 

 Artigo publicado na internet:"Mercado brasileiro de tecnologia da informação deverá crescer acima de 10% em 2012."/ acessado em: cio.uol.com.br/noticias/2012/01/16/mercado-brasileiro-de-tecnologia-da-informacao-devera-crescer-acima-de-10-em-2012/, as 20h e 30min do dia 03/03/2013. 

 Artigo publicado na internet: "Mercado brasileiro de Tecnologia da Informação cresce 11% e ultrapassa US$ 100 bilhões" / acessado em http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/mercado-brasileiro-de-tecnologia-da-informacao-cresce-11-e-ultrapassa-us-100-bilhoes, às 20h e 15min do dia 03/03/2013.

 




























Nenhum comentário:

Postar um comentário