Pesquisa

domingo, 17 de março de 2013


BIOMETRIA

Programa de Identificação Biometrica Universal da India.

A Biometria é capaz de identificar pessoas baseada nas suas características físicas e comportamentais de um indivíduo. São diversas as vantagens que existem nesses sistemas e a maioria das empresas tem considerados essas vantagens na hora de investir em sistemas biométricos de segurança.

Índia lançou um ambicioso programa para atender cada um de seus 1,2 bilhões residentes com um número único de identificação (UID).Cada número será amarrado em três partes de dados biométricos: impressões digitais (todos os 10 dígitos), exames de íris (ambos os olhos), e uma imagem do rosto. A partir deste mês, a Autoridade Único de Identificação da Índia (UIDAI ) vai começar a processar as pessoas em vários locais do país. 

O governo pretende atender uma grande parte da população que está desassistida pelos programas sociais Cerca de 440 milhões de indianos se encontram abaixo da linha da pobreza, o pais conta com uma série de programas sociais que sofrem com a corrupção e a burocracia.. Muito dos cidadãos pobres da Índia não tem identidade, contas bancárias ou até mesmo endereço fixo. Com isso muitas vezes esse dinheiro é acaba nas mãos de famílias de classe média. O UID pretende garantir a essas pessoas acesso aos serviços de bem-estar bem como reduzir a fraude.

A população não é obrigada a fazer o cadastramento, porém terá alguns serviços sociais estarão vinculados a esse cadastro. Provavelmente no futuro o UID será o principal meio de identificação usado pelo pais.

Em contra partida esse sistema tem uma grande vulnerabilidade, pois colocar todos os dados de uma pessoa em um único número vai de encontro a privacidade e abre brecha para ataques hackers ao sistema de identificação universal.  Podemos ressaltar que o UID tem um propósito bom que é sanar a distribuição de renda do pais. Porém isso levará anos para sabermos se realmente os recursos estão bem realocados.

Com isso tiramos algumas lições do sistema de Identificação Universal da India.

- Usar mais de um referência biométrica aumenta a precisão e a segurança
- Dar suporte aos setores publico e privado garante maiores incentivos
- O não uso de cartão aumenta segurança e diminui os custos porém é necessário maior investimento em rede móvel.
- Tecnologia aberta é bom, mas alguns recursos pagos podem ser necessário
- Sistemas robustos de identificação nacional são necessário para o desenvolvimento social, politica e econômico. Eles podem fortalecer os serviços de saúde.
- A Índia está testando um único modelo contra o grande desafio de uma população muito grande. Esse desenvolvimento tem muito a oferecer no futuro, principalmente quando aumentar os serviços que usam esse sistema de identificação.

Referências:



http://singularityhub.com/2010/09/13/india-launches-universal-id-system-with-biometrics/

Nenhum comentário:

Postar um comentário