Pesquisa

terça-feira, 5 de março de 2013

A Grande Teia Mundial e a Rede Social



O meio de comunicação teve uma forte influência com o desenvolvimento da tecnologia. Inicialmente ele era diretamente ligado ao transporte, porque o único meio de comunicação a longa distância era a carta. Com o surgimento do telefone a comunicação ficou em tempo real.
No final do século XX e inicio do XXI a comunicação à distância se tornou realidade da maioria da população devido ao barateamento do telefone celular. E finalmente ela se modificou totalmente com o crescimento e popularização da internet.
A grande teia mundial foi criada em 1989 por dois pesquisadores do CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) Tim Berners-Lee e Robert Caillou. Ela é a tradução de World Wide Web, ou seja, o WWW. Seu objetivo inicial era realizar a comunicação do CERN para o restante do mundo. Mas, devido ao seu acelerado crescimento foi possível observar vários usuários que não são pesquisadores usando a WWW.
Agora não é necessário conhecer ao próximo para manter comunicação. Iniciou o surgimento das redes sociais com finalidade de fazer pessoas se conhecer inspirado nas afinidades e personalidade delas.
Cada rede social possui característica e estratégia diferente para atingir esse objetivo. No Orkut o usuário tem uma página onde posta alguns dados pessoais, possui uma rede de amizade e participa de comunidades no qual pode encontrar pessoas com o mesmo interesse com o uso de fóruns. Já o Facebook teve um foco muito maior em mostrar quem é a pessoa, o que ela faz e está fazendo.
O lado positivo da rede social é a possibilidade de adquirir conhecimento pessoal sobre determinada coisa ou lugar, por exemplo, se você for viajar para Miami é possível previamente manter contanto com um morador da região e perguntar qual o melhor lugar para visitar. Nas redes sociais baseadas em comunidade é possível tirar dúvida sobre algum respectivo assunto ou pedir opiniões de como começar determinada atividade, por exemplo, em uma comunidade de Ciências da Computação existem muitos tópicos perguntando: qual a melhor universidade do país, o que estudar antes de começar o curso, qual o salário médio e etc. Também existe rede social para contatos empresariais, como exemplo o LinkedIn, onde o usuário posta suas competências profissionais e entra em contato com empresários.
O lado negativo das redes sociais virtuais é a falta de privacidade, dependendo da engenharia dela às vezes não é possível filtrar os usuários que devem receber determinada mensagem. Mesmo se você não tiver rede social virtual, algum amigo seu pode postar algo sem o seu conhecimento. Também é visível o vício que a ela gera em o seus usuários, as redes sociais são os sites mais acessados da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário