O meio de comunicação teve uma
forte influência com o desenvolvimento da tecnologia. Inicialmente ele era
diretamente ligado ao transporte, porque o único meio de comunicação a longa
distância era a carta. Com o surgimento do telefone a comunicação ficou em tempo
real.
No final do século XX e inicio do
XXI a comunicação à distância se tornou realidade da maioria da população
devido ao barateamento do telefone celular. E finalmente ela se modificou
totalmente com o crescimento e popularização da internet.
A grande teia mundial foi criada
em 1989 por dois pesquisadores do CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares)
Tim Berners-Lee e Robert Caillou. Ela é a tradução de World Wide Web, ou seja,
o WWW. Seu objetivo inicial era realizar a comunicação do CERN para o restante
do mundo. Mas, devido ao seu acelerado crescimento foi possível observar vários
usuários que não são pesquisadores usando a WWW.
Agora não é necessário conhecer
ao próximo para manter comunicação. Iniciou o surgimento das redes sociais com
finalidade de fazer pessoas se conhecer inspirado nas afinidades e
personalidade delas.
Cada rede social possui
característica e estratégia diferente para atingir esse objetivo. No Orkut o
usuário tem uma página onde posta alguns dados pessoais, possui uma rede de
amizade e participa de comunidades no qual pode encontrar pessoas com o mesmo
interesse com o uso de fóruns. Já o Facebook teve um foco muito maior em
mostrar quem é a pessoa, o que ela faz e está fazendo.
O lado positivo da rede social é
a possibilidade de adquirir conhecimento pessoal sobre determinada coisa ou
lugar, por exemplo, se você for viajar para Miami é possível previamente manter
contanto com um morador da região e perguntar qual o melhor lugar para visitar.
Nas redes sociais baseadas em comunidade é possível tirar dúvida sobre algum
respectivo assunto ou pedir opiniões de como começar determinada atividade, por
exemplo, em uma comunidade de Ciências da Computação existem muitos tópicos
perguntando: qual a melhor universidade do país, o que estudar antes de começar
o curso, qual o salário médio e etc. Também existe rede social para contatos empresariais,
como exemplo o LinkedIn, onde o usuário posta suas competências profissionais e
entra em contato com empresários.
O lado negativo das redes sociais
virtuais é a falta de privacidade, dependendo da engenharia dela às vezes não é
possível filtrar os usuários que devem receber determinada mensagem. Mesmo se você
não tiver rede social virtual, algum amigo seu pode postar algo sem o seu
conhecimento. Também é visível o vício que a ela gera em o seus usuários, as
redes sociais são os sites mais acessados da internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário