Pesquisa

quarta-feira, 6 de março de 2013

                    Política de Inclusão Digital no Brasil – o que temos feito?

Apesar da grande evolução e popularização tecnológica com a introdução de televisores, aparelho de reprodução de DVD, internet, computadores, telefones... Grande parte da população global, principalmente nos países emergentes não foram comtemplados por esses meios tecnológicos, graças a grande desigualdade social que tem a cada ano aumentando. Vivemos um período de grandes estabilidades e amadurecimento intelectual e cultural.
Como consequência de problemas econômico, sociais e educacional ocasiona a distribuição desigual de computadores e internet. O foco da minha pesquisa é sobre computadores e internet. Existem outros meios tecnológicos como eu citei a cima, mas eu cito ao acesso a computadores e a internet por conta de sua complexibilidade , essa compleximilidade eu minha percepção é por conta do preço já que existem no mercado aparelhos de DVD que custam menos de R$ 200,00 e por conta que esses aparelhos necessitem de no mínimo de alfabetização para serem utilizados diferentemente dos computadores e a internet que necessitam de um grau mais de conhecimento por parte de seu usuário e por ultimo a inclusão digital é medida de acordo com a porcentagem de pessoas com acesso a computador e ou internet.
O processo desigual de distribuição de computadores entre a população de regiões do Brasil mostra a consequência do nível desigual de riqueza e escolaridade entre as diferentes regiões do nosso País principalmente no Nordeste e Norte do País consequência da grande desigualdade nessas duas regiões.
Grande investimento pelo Governo Federal tem sido feito como a diminuição maciça de impostos cobrados a computadores, a compra de milhões de notebooks pelo governo federal no programa um computador por aluno, a instalação de cerca de mil espaços multimídias em varias regiões do Brasil quem tem como meta o investimento de R$180,000 milhões de reais por parte do governo federal e o restante será investido em parceria publico privado, sendo que o primeiro espaço foi inaugurado em  Valente na Bahia esses espaços serão destinados a bibliotecas, salas de leitura estação de radio comunitária acesso a internet sem fio e acesso a computadores do próprio centro. Especialistas enfatizam que o acesso as tecnologia digitais no Brasil não consiste não apenas distribuir computadores ou disponibilizamos, mas colocar em pratica uma melhor infraestrutura principalmente quando falamos de internet já que a internet brasileira é considerada uma das mais caras do mundo e de péssima qualidade, um outro ponto levantado é quanto ao acesso educacional o que adianta uma pessoa analfabeta ganhar um computador e internet?

Nenhum comentário:

Postar um comentário