Pesquisa

quarta-feira, 6 de março de 2013

Desenvolvimento em conjunto -> Wikipédia


        A Wikipédia é um ótimo exemplo de desenvolvimento em conjunto, ela funciona através de um sistema de colaboração, onde qualquer pessoa pode consultar, editar, e inserir conteúdo no site(desde que seja aprovada sua veracidade). Esta surgiu em 2001, partindo do aperfeiçoamento do projeto Nupedia, tendo como objetivo ser uma enciclopédia online gratuita.
         A ideia de desenvolver em conjunto aumenta a capacidade de expansão do sistema, ou seja, serão muito mais pessoas trabalhando juntas, com isso eleva-se o nível de conhecimento, gerando assim muitos outros fatores positivos. Porém nem sempre todos trabalham por igual ou passam informação verdadeira. Na verdade, muitos fazem pouco e poucos fazem muito. Uma pesquisa da Harvard Business School mostra que, em maio de 2009, cerca de 90% das contribuições à versão em inglês foram feitas por apenas 10% dos colaboradores. Esse padrão se repete nas 10 maiores versões da Wikipédia, como indica um estudo do pesquisador espanhol Felipe Ortega, da Universidade Rei Juan Carlos, de Madri.
       Qualquer pessoa pode inserir conteúdo na Wikipedia  entretanto para tentar controlar a postagem de mentiras e vandalismos existem vários tipos de usuários da Wikipédia, como os anônimos, registrados, robôs, auto-revisores, administradores entre outros. No caso dos administradores, por exemplo, são uma espécie de super-editores  eleitos pela frequência ou pela qualidade de suas colaborações. Podem deletar e restaurar páginas, bloquear e desbloquear usuários, proteger e desproteger páginas.
        Assim a Wikipedia não é 100%  segura, mas é uma importante forma de compartilhamento do conhecimento, tanto na questão de todos os os usuários poderem expor seu ponto de vista ,  como os leitores em encontrarem os assuntos pesquisados.
      
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário