Pesquisa

domingo, 3 de março de 2013

Acesso à Internet em locais públicos, um sonho que se tornou possível através das Cidades Digitais


Algumas cidades brasileiras em parceria com o governo federal, já estão implantando pontos de acesso à internet em locais públicos, dentre elas podemos destacar: O município de Paragominas, Inhuma, Regeneração, São José do Divino, Chateaubriand, Bandeirantes, Ibiporã, Palmas, Quatro Barras, Santa Cecília do Pavão, São Miguel do Iguaçu e Toledo.
Ao todo 80 cidades brasileiras foram selecionadas para fazer parte do programa cidades digitais, do ministério das comunicações. Ao promover projetos desse gênero o governo pretende proporcionar eficiência na gestão pública, melhora do atendimento ao cidadão e o desenvolvimento local. Além disso o projeto visa diminuir a burocracia, facilitando o acesso da comunidade aos serviços do governo.
As cidades são selecionadas de acordo com algumas características como topografia, oferta de mão de obra qualificada, alcance do sinal, largura de banda e recursos disponíveis para o investimento em infraestrutura.
Mesmo sendo um projeto extremamente inovador e altamente planejado, o programa cidades digitais tem enfrentado alguns obstáculos durante a implementação em alguns municípios, dentre os obstáculos mais comuns podemos ressaltar a desconfiança existente no gestor público,fruto principalmente do ainda relativo desconhecimento, pelas prefeituras, tanto dos processos necessários para a construção das infovias quanto dos grandes benefícios que estas podem proporcionar;  os obstáculos físicos, muitas cidades são formadas por terrenos bastante montanhosos; e por fim as questões financeiras, faltam recursos para implementar novos projetos.
Apesar dos diversos obstáculos, algumas cidades brasileiras através de muito esforço conseguiram superar todos os imprevistos e se tornaram exemplos a serem seguidos, como foi o caso de Curitiba apontada no ano passado como Cidade Mais Digital do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário