Pesquisa

segunda-feira, 4 de março de 2013

Tecnologias Intrusivas - A utilização no GPS em aplicativos sociais


Tecnologias intrusivas são artifícios desenvolvidos com um objetivo específico, porém atingindo a privacidade dos seus usuários. Em específico, abordaremos aqui sobre a utilização da tecnologia de GPS em aplicativos sociais.
Atualmente, o GPSé utilizado não só para se localizar em meio a um terreno desconhecido. Encontram-se no mercado, aplicativos sociais que permitem aos seus usuários mapear/compartilhar suas localizações, ou seja, a rede de amigos têm permissão de ver a localização de uns aos outros. Além disso, a empresa desenvolvedora pode ou não armazenar todos os locais onde seus usuários estiveram, com ou não intuito de utilizar esses dados para fins próprios. As pessoas sabem que estão expondo dados na rede porém acreditam que essas informações não possa lhes prejudicar ou ser útil para terceiros. Porém, não se pode afirmar isso.
Estamos vivendo uma época na qual quem detém a informação detém o poder e geralmente quem almeja o poder, não mede esforços para alcançá-lo. Portanto, esse e outros tipos de tecnologias intrusivas é algo bastante discutível e que deveria, pelo menos, ser melhor legislado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário