Pesquisa

segunda-feira, 4 de março de 2013

Impactos da informática na Saúde

        Sistemas que agilizam com qualidade processos médicos

DICOM (ou comunicação de imagens digitais em medicina), é um conjunto de normas para tratamento, armazenamento e transmissão de informação médica (imagens médicas) num formato eletrônico, estruturando um protocolo. O sistema DICOM foi desenvolvido pela indústria de imagem e pela comunidade de usuários de imagens médicas, como o American College of Radiology, o American College of Cardiology e o European Society of Cardiolgy. 
O desenvolvimento do sistema DICOM vem sendo desenvolvido há dez anos, e grande parte desse tempo foi perdido com negociações entre a partes interessadas. Atualmente existe o DICOM Standars Committee formado pelas companhias que geram as imagens e representantes de grandes sociedades médicas. A tendência é que, no futuro, esse sistema seja amplamente utilizado no mundo e para isso alguns grupos presentes na Europa, Ásia e América tentam difundir a utilização do sistema dentro dos países.

A rápida adoção do padrão DICOM pelas indústrias de imagem médica irá abrir novas oportunidades para organizações de cuidados à saúde para aumentar a qualidade e a efetividade nos cuidados aos pacientes. O sistema DICOM permite que informações sobre um paciente viagem entre lugares diferentes do mundo via modem, o que é mais barato e mais rápido do que outros meios de transporte. Além disso, as imagens não perdem a definição e, consequentemente, a interpretação das imagens pelas entidades médicas é mantida, já que a qualidade gráfica não se altera.

O DICOM tem  finalidade de padronizar a formatação das imagens diagnósticas como tomografias, ressonâncias magnéticas, radiografias, ultrassonografias etc. O padrão DICOM é uma série de regras que permite que imagens médicas e informações associadas sejam trocadas entre equipamentos de diagnóstico geradores de imagens, computadores e hospitais.
O padrão estabelece uma linguagem comum entre os equipamentos de marcas diferentes, que geralmente não são compatíveis, e entre equipamentos de imagem e computadores, estejam estes em hospitais, clínicas ou laboratórios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário