Pesquisa

segunda-feira, 4 de março de 2013

Como as redes sociais afetam/são afetadas pelas pessoas

"As redes sociais humanas independem da rede eletrônica, mas a grande teia mundial é um imperativo para uma nova maneira de relacionamentos e acesso à informação: uma sociedade mais colaborativa, mais horizontal e de relações mais abertas."

A tecnologia da informação junto da globalização vieram a trazer vários benefícios tanto na medicina, meios de transporte, educação e consicentização política mediante aos grandes movimentos que muitas vezes surgem na internet. Ela reduziu o tempo que perdiamos para nos comunicar criando conversas ao vivo e isso foi importante tanto para o fator social, quanto para o econômico que permitiu interagir mais rápido com as compras e vendas tornando o mercado mais dinâmico, e também agiliza o tempo de transportação dos produtos. Podemos estar em vários lugares sem sair de casa quando conversamos com pessoas de outros lugares ou o simples fato de ver um filme num local que jamais teríamos acesso, ou que talvez não tivessemos temos de visitar todos esses lugares. 

Porém, as redes sociais trazem um problema: o bullying e o distanciamento físico entre as pessoas. Não apenas o bullying, mas a pseudo-democracia, onde as pessoas acham que por estar na internet podem falar de tudo sem pensar. Acham que seu direito é maior do que o dos outros e acabam reprimindo outras pessoas, pois a inclusão digital se espalhou por todos os lugares e com a inclusão, não veio o "pacote educação". Falar de redes sociais sem falar de pessoas é difícil, pois elas servem justamente para a interação rápida entre pessoas. Pessoas são difícieis de lidar, e quando qualquer um tem acesso à essas redes, mesmo quando não sabe se comportar com ética perante a sociedade, acaba se tornando frustrante. Não da para controlar ou privar esse tipo de pessoa ignorante ou que provoca o bullying, pois acabaria com a liberdade de expressão. Mas tudo tem um limite. Como definir um limite dentro de uma sociedade que age no meio virtual?

texto: Elaynne Torres
referência: http://marcosmucheroni.pro.br/blog/?p=2421

Nenhum comentário:

Postar um comentário