Pesquisa

domingo, 3 de março de 2013

O Impacto das Novas Tecnologias na Sociedade‏


O Impacto das Novas Tecnologias na Sociedade‏

A sociedade nunca esteve tão exposta aos produtos midiáticos como na atualidade, razão pela qual a comunicação vem se tornado um dos elementos cruciais na hora de desencadear mudanças e ocasionar transformações na atualidade. O espaço público, antes influenciado pela política e pela imprensa escrita, tem que conviver com outras formas de interação provenientes do denominado espaço virtual. De fato, estaríamos vivenciando um momento importante no qual coexistem a tecnologia e a comunicação como um dos vários motores geradores das transformações sentidas pela sociedade.
O desenvolvimento tecnológico vem deixando há muito todos boquiabertos com as inovações do mercado tecnológico. É devido a este desenvolvimento que temos acesso à informação de uma maneira extremamente rápida. Como num passe de mágica podemos ter acesso a textos contidos em qualquer canto do globo desde que faça parte da rede mundial de computadores.

O impacto de novas tecnologias em nossa sociedade não é assunto novo. As mudanças que têm provocado no comércio, na indústria, na saúde, na educação e no comportamento, por exemplo, são notáveis. Muitas pessoas acreditam que estejamos vivendo uma nova onda de tecnologias que, juntas, determinarão novas formas de viver, de trabalhar e de interagir. Tem provocado também mudanças em várias áreas da sociedade, bem como na Educação, por exemplo, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. A integração de novas mídias como televisão e Internet já não é mais novidade em muitas salas de aula e hoje, dão novos rumos para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e autocapacitação.

Algumas pessoas afirmam que a tecnologia colabora com toda a humanidade, afinal o desenvolvimento e a pesquisa contribuem para evolução da raça humana. Em tempos passados, com o surgimento de algo novo, milhares de trabalhadores perderam seus empregos, vítimas da tecnologia. A busca por poder era algo incondicional e cada vez mais as autoridades retentoras do poder queriam ser melhores do que os outros. Milhares de pessoas substituídas por pouquíssimas máquinas, uma das piores partes do avanço tecnológico. A sociedade se via a beira de um precipício onde não se podia fugir, mas isso passou, e de tempos em tempos a sociedade se volta para algo mais e mais vantajoso para os ricos e poderosos. Tudo que o homem cria tem várias finalidades, as boas para aqueles que acreditam num futuro sem violência , e as piores para os outros que querem ser os donos do mundo. A fase das guerrilhas, onde armas cada vez mais perigosas afugentavam e destruíam milhares de vidas marcaram a vida de todos . No presente, a tecnologia bélica continua sendo desenvolvida, mas o foco maior não é em como destruir vidas e sim como criá-las cada vez mais perfeitas. A sociedade se debate com algumas pessoas, que aliadas a mais inovadora tecnologia querem criar algo antes feito somente por Deus.
O homem tornou-se seu grande inimigo, provocando situações desesperadoras de desemprego, pobreza e miséria. A tecnologia que futuramente será capaz de salvar muito mais vidas, também pode contribuir para que outras deixem de existir. Os cientistas realizam experiências com outros seres para revolucionarem a medicina. Da vida em forma de órgãos para pessoas doentes é um dos objetivos, mas para que isso dê totalmente certo, várias pessoas serão sacrificadas para o futuro da humanidade. Com toda essa tecnologia não podemos ser egoístas e deixar de tentar fazer algo para que no futuro próximo várias pessoas deixem de morrer, mas o ser humano tem que ter consciência de tudo que foi oferecido a eles tem um motivo, e perceber que nem toda tecnologia beneficia a sociedade, mas simples coisas podem mudar essa sociedade como por exemplo, melhores condições de vida para aqueles que não tem nem onde morar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário