Pesquisa

domingo, 3 de março de 2013

Cidades Digitais Brasileiras


As iniciativas de Cidades Digitais partem principalmente do governo federal, com projetos infraestrutura de redes de comunicações com o foco na melhoria da gestão pública. Projetos como Cidades Digitais e o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) foram criados pelo MiniCom, Ministério das Comunicações e prometem melhorar de forma considerável a infraestrutura e acesso de qualidade a rede de comunicação brasileira e impulsionados pela Copa do Mundo e olimpíadas.
O PNBL foi criado em 2010 com o objetivo de levar banda larga de no mínimo 1 Mbps com melhores preços, cobertura e qualidade a 40 milhões de domicílios brasileiros até 2014. Neste plano a uma série de medidas governamentais para o incentivo de implantações de redes de alta velocidade visando que todo o país seja atendido por serviço banda larga inclusive na área rural.
O programa Cidades Digitais visam uma melhor estrutura municipal de forma que a gestão pública melhore significativamente. O projeto-piloto selecionou em 2012 80 municípios com verba disponível de R$ 40 milhões. Em 2013 foi incluído no PAC 2 tendo disponível uma verba de R$100 milhões. Em uma segunda fase do programa, as cidades selecionadas receberão redes de fibra óptica. Para participar os municípios precisam se inscrever no programa e caso seja selecionado receberá uma gama de incentivos como financiamento para compra de kits de software para gestão pública, financeira, além de treinamento para o servidor público.
Todo esse investimento é necessário no Brasil devido a dificuldades encontradas em diversas regiões principalmente na região norte que igualmente ao Brasil como um todo possui uma vasta dimensão territorial. Hoje o Brasil ainda está longe de oferecer serviços de telecomunicações e internet com qualidade.





Programa Cidades Digitais. Disponível em:< http://www.mc.gov.br/acoes-e-programas/cidades-digitais>. Acessado em 03 de março de 2013.

Plano Nacional de Banda Larga.  Disponível em:<http://www.mc.gov.br/acoes-e-programas/programa-nacional-de-banda-larga-pnbl>. Acessado em 03 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário