Pesquisa

domingo, 3 de março de 2013

Os Centros Tecnológicos do Brasil


Um parque tecnológico é uma concentração geográfica de empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. À medida que passam a compartilhar do mesmo ambiente, empresas, universidades, centros de pesquisa e investidores geram benefícios económicos para seus participantes e para as comunidades, devido à colaboração entre seus participantes e as instituições parceiras.
Parque Tecnológico de São José dos Campos
O Parque Tecnológico de São José dos Campos é um empreendimento para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. Faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, sendo o primeiro a receber o status definitivo no sistema, e é um dos parques tecnológicos mais avançados do Brasil.
O parque está instalado em Eugênio de Melo, distrito da zona leste de São José dos Campos, possui centros de desenvolvimento tecnológicos nas áreas de energia aeronáutica, saúde, e recursos hídricos e saneamento ambiental e possui um centro empresarial com empresas atuantes nos setores de tecnologia da informação e comunicação, instrumentação eletrônica, geoprocessamento, aeronáutica e biomedicina
Tecnopuc
O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, melhor conhecido como Tecnopuc, é um parque tecnológico pertencente à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Está localizado no campus central da Universidade, na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.
O Tecnopuc possui uma área de cerca de 18 mil metros quadrados, e seus prédios foram adquiridos do Exército Brasileiro pela Universidade. Estas construções foram reformadas e adaptadas para comportar empresas e centros de pesquisa. Novos edifícios vêm sendo erguidos para comportar novos empreendimentos.
O parque conta com empresas como Dell, Hewlett-Packard (HP), Microsoft, ThoughtWorks, Ubisoft, TravelExplorer, entre outras. Também conta com centros de pesquisa nas áreas de Física e Ciências Médicas.
Parque Tecnológico do Vale do Sinos
A Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Vale - VALETEC é uma organização brasileira que tem a finalidade de promover o desenvolvimento tecnológico da Região do Vale do Rio dos Sinos, região situada no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
Constituída em 1998, é uma sociedade civil brasileira, de direito privado, sem fins lucrativos. A VALETEC tem, por objetivo geral, promover ações visando ao desenvolvimento tecnológico da Região do Vale do Rio dos Sinos, por meio da integração regional, do incentivo ao empreendedorismo e da criação, atração, instalação e desenvolvimento de empresas intensivas em conhecimento para a diversificação econômica e a inovação sistemática em todos os domínios.
Pode, ainda, administrar ambientes de inovação tecnológica como incubadoras, condomínios empresariais, parques e pólos tecnológicos, além de gerir outras ações de interesse das suas instituições integrantes. Dentre os seus compromissos, destaca-se: contribuir para elevar a qualidade de vida no Vale do Sinos, articulando a cooperação entre sociedade, governos, empresas e instituições de ensino e pesquisa, contribuindo para a geração de emprego e renda. Com isso, facilita e impulsiona o desenvolvimento pleno e sustentável do projeto tecnopolitano do Vale do Sinos.

Fundação Parque Tecnológico da Paraíba
A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba está localizada na zona especial de Ciência e Tecnologia, instituída pelo Plano Diretor do Município, no bairro de Bodocongó, a Fundação PaqTcPB está a 7km da Embrapa, 5km da Universidade Federal de Campina Grande e a apenas 2 Km da Universidade Estadual da Paraíba. Nesta zona, também estão localizadas a Escola Técnica Redentorista, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado, o Hospital Universitário e o Centro Nacional Tecnológico do Couro e Calçado.
Criada em 1984, entre os quatro primeiros parques tecnológicos do país, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – Fundação PaqTcPB - é uma instituição sem fins lucrativos voltada para o avanço científico e tecnológico do Estado.
Foi instituída pelos seguintes órgãos: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Governo do Estado da Paraíba e Banco do Estado da Paraíba – PARAIBAN.
Ao longo dos anos, a instituição tem sido uma espécie de pilar, para dar suporte a projetos e programas do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação. Grande parte da sua história de prestígio é fruto dos resultados alcançados na sua atuação e das parcerias firmadas com várias instituições. Suas ações têm se pautado no desenvolvimento de atividades dentro das normas e objetivos propostos, sendo inquestionável sua reputação ética e profissional.
A cooperação, colaboração e articulação com seus inúmeros parceiros formam o tripé responsável pelo reconhecimento nacional e internacional obtido através da promoção de empreendimentos inovadores e por liderar iniciativas e ações centradas na vocação do desenvolvimento regional.


Parque Tecnológico de Belo Horizonte
Parque Tecnológico de Belo Horizonte, mais conhecido como BH-TEC, é um centro de inovação e pesquisa de 600 mil metros quadrados que está sendo construído no bairro Engenho Nogueira, através de uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte, Governo de Minas, UFMG, SEBRAE-MG e FIEMG.
Ele se localiza em uma parte do Campus da UFMG limitada pela avenida Avenida Presidente Carlos Luz, Rua Professor José Vieira de Mendonça e o Anel Rodoviário (Belo Horizonte).
Atualmente se encontra em estágio de implantação com realização de obras de infra-estrutura que incluem a construção da primeira fase do prédio institucional.
Parque Tecnológico de Ribeirão Preto
O Parque Tecnológico de Ribeirão Preto tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da região, atraindo empresas que invistam em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de produtos e processos inovadores, voltadas para as áreas de Saúde e Biotecnologia, e que priorizem o desenvolvimento sustentável. A vocação do parque foi baseada em três pilares: (a) as Instituições de Ensino e Pesquisa - compreendendo a formação de recursos humanos, a disponibilização de serviços tecnológicos e competências tecnológicas, (b) as demandas e gargalos tecnológicos empresariais da região de Ribeirão Preto e do Brasil, e (c) as tendências tecnológicas nacionais e internacionais do setor de Saúde e Biotecnologia. Está em andamento o projeto de implantação de um centro voltado a pequenas empresas do ramo hospitalar.
Supera
SUPERA é uma incubadora de empresas de base tecnológica sem fins lucrativos que oferece apoio para a criação de novos negócios oferecendo o espaço físico para o empreendimento, serviços básicos, assessoria, capacitação e networking. O objetivo da SUPERA é contribuir para a criação, desenvolvimento e aprimoramento de micro e pequenas empresas de base tecnológica nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos. A SUPERA busca promover o desenvolvimento do município e região, criando novas oportunidades de trabalho e a melhoria de desempenho dos negócios.[9]
A SUPERA apóia empresas atuantes em setores tecnologicamente dinâmicos e que tem na inovação tecnológica o diferencial do seu negócio. Prioriza a incubação de empresas que desenvolvam produtos com alta densidade tecnológica, nas áreas de biotecnologia, materiais e equipamentos médicos-odontológicos, tecnologia da informação, química, e técnicas nucleares, entre outros. Atualmente a SUPERA possui três unidades: Unidade Campus, Unidade Hemocentro e Unidade Campos Elíseos.
Cedina
O CEDINA visa fornecer soluções científicas e tecnológicas nas áreas de Saúde e Biotecnologia que sejam inovadoras e competitivas e que promovam o adensamento do setor produtivo, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. Com sua implantação espera-se o fortalecimento das indústrias locais, a atração e a criação de empresas de base tecnológica relacionadas às áreas de pesquisa das Universidades instaladas em Ribeirão Preto e região, além da contribuição para o desenvolvimento do sistema local de inovação, favorecendo a transformação de pesquisa científica em novos produtos e processos, tecnologicamente inovadores.
Para tanto, o CEDINA será estruturado em quatro departamentos: o Departamento de Projeto de Produtos e Serviços Tecnológicos em Equipamentos Médico-Hospitalares e Odontológicos (EMHO), Departamento de Certificação em EMHO, o Departamento de Projeto de Produtos e Serviços Tecnológicos em Biotecnologia, Fármacos, Medicamentos e Cosméticos, e o Departamento de Transferência de Tecnologia e Capacitação.
O CEDINA deve tornar-se um Centro de Excelência para oferecer aos clientes uma gama completa de produtos e serviços tecnológicos considerados gargalos no processo inovativo destas empresas para o desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços inovadores voltados às áreas de Saúde e Biotecnologia. Assim espera-se maior articulação e estímulo ao desenvolvimento de atividades em cooperação entre as empresas e instituições de pesquisas públicas e privadas e na formação de redes de conhecimento para que sejam capazes de se articular as com importantes instituições de ensino e pesquisa instaladas no município de Ribeirão Preto que é referencia nacional em saúde, dentre as quais a USP que constitui centro de excelência reconhecido internacionalmente. Com isso, objetiva-se estimular a competitividade tecnológica das empresas do APL-EMHO de Ribeirão Preto, que atualmente conta com mais de 50 empresas instaladas na região, com a geração de mais de 1.300 empregos diretos. Trata-se de um setor que está inserido em um ambiente de elevada competitividade, responsável por grande déficit na balança comercial brasileira, uma vez que os esforços tecnológicos ainda são incipientes, gerando assim grande volume de importações de equipamentos deste setor.
Centro de Nanotecnologia e Engenharia Tecidual
Foi implantado em Ribeirão Preto o primeiro centro de nanotecnologia e engenharia tecidual do Brasil aplicado especificamente à saúde. Este centro esta vinculado ao Departamento de Química, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), da Universidade de São Paulo (USP), o espaço de 200 metros quadrados ampliará a produção de medicamentos nanoestruturados para o tratamento de câncer de pele com a aplicação com laser (fármacos fotoativados), além da produção em escala da pele artificial, usada para recuperação de queimados e tratar problemas cicatriciais em geral.
Parque Tecnológico da Bahia
O Parque Tecnológico da Bahia é um parque tecnológico do estado brasileiro da Bahia localizado na Avenida Paralela em Salvador e está vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI). Sua primeira etapa, o Tecnocentro, foi inaugurado em 19 de setembro de 2012 e várias instituições estão instaladas ou já encaminharam projeto: UFBA, UNEB, UEFS, UESC, UFRB, IFBA, UNESP, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Petrobras, Biocen do Brasil, Bahiafarma, Senai/Cimatec, IBM, Ericsson.
Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_tecnol%C3%B3gico

Nenhum comentário:

Postar um comentário