Pesquisa

segunda-feira, 4 de março de 2013

Impactos da tecnologia: pontos fortes e fracos


         O ser Humano sempre desejou ir além de suas possibilidades. Na caça utilizavam lanças para alcançar animais a médias distâncias, se locomoverem mais depressa inventaram  meios de transporte como carros e aviões. Estas tecnologias foram surgindo a partir de necessidades enfrentadas pelo homem. Mas ao mesmo tempo que tais necessidades eram supridas pela tecnologia outras surgiam, como por exemplo usar um caixa eletrônico  ou até se adaptar á um novo aparelho celular. Abordarei nos próximos parágrafos alguns fatos que fundamentam cada ponto desta tão polêmica dádiva: a tecnologia.

           O uso da inovação tecnológica nasceu concomitante ao homem,  mas quero aqui abordar uma visão mais contemporânea do seu uso. Por volta de 1780-1850 ocorreu a revolução industrial, o que antecedeu a revolução cientifica e digital. Os ganhos foram enormes por parte das empresas e também pelas pessoas. Meios de comunicação como o rádio, a tv e a internet, que foram criadas durante estas revoluções, nos permitiu um novo modo de vida.  O cidadão globalizado, que sabe de tudo em “tempo real” sobre qualquer lugar do mundo. Brincando de ser um quase Deus. Sem falar das novas formas de trabalho que surgem todo o ano, graças a isto, há uma maior circulação do dinheiro no comercio o que ajuda no desenvolvimento dos pais.

           Embora nem tudo seja fores, a medida que a tecnologia inclui ela também exclui. Muitos grupos artesanais tiveram que se adaptar ao novo mercado, atualizando seus funcionários ou até mesmo substituindo – os por máquinas que desempenham a mesma função e não pedem aumento. Com uma produção mais conta dos países: o consumismo. O consumismo exacerbado, o problema veio depois. A constante obsolência dos produtos acumula-se em lixões a céu aberto, assim como a constante vontade de consumir devasta nossos recursos naturais. 

           Agora como então resolveremos os nossos problemas? A resposta é bem simples: procurando soluções. Embora a tecnologia tenha nos dado soluções e problemas, resta-nos resolver as soluções, não parar quando acharmos a resposta. Sempre uma geração continua com o que foi deixado pela antecedente, e isto é bom, pois darão continuidade ao que lhe foi deixado. Desta forma teremos sempre novos problemas e novas soluções que provem da tecnologia e então refazemos o ciclo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário