Pesquisa

domingo, 3 de março de 2013

Impacto da Tecnologia na Sociedade


Com a chegada das maquinas, a chamada primeira revolução industrial, século XVIII, o sistema industrial sofreu uma grande transformação, e não somente o âmbito trabalhista, como todo o processo sócio econômico, e até mesmo cultural. Milhares de pessoas deixaram suas casas, algumas com a esperança de ganhar mais dinheiro trabalhando nas grandes industrias, outras simplesmente por perder seu emprego, muitos artesãos foram substituídos pelas maquinas, o custo de desenvolvimento e a quantidade de produção favoreceu a esse acontecimento, foi dado inicio ao êxodo rural.

Pessoas vindas de diversos lugares, com crenças e culturas diferente, se juntavam nos grandes centros. Uma movimentação desordenada que gerou graves problemas insalubridade, consequentemente de saúde para toda população.

A falta de fiscalização era outro grave problema, grandes jornadas de trabalho, com pouco tempo de descanso e uma grande quantidade de movimentos repetitivos.  Os processos da produção não exercitavam mentalmente os indivíduos, limitados seu conhecimento apenas a apertar botões ou puxar alavancas, muitos mal entendiam seque o processo de produção a qual fazia parte.

Evolução é um ponto chave para qualquer sociedade, a invenção de maquinas barateou o processo de desenvolvimento de vários produtos, o carro por exemplo. O que aconteceu na primeira revolução, foi a falta de ações de prevenção do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário