O grande crescimento da Internet
se deu no final dos anos 90, quando uma série de empresas começaram a migrar os
seus serviços para a web. Devido a grande popularização dos microcomputadores e
a ascensão rápida de empresas desenvolvedoras de softwares, o índice NASDAQ
obteve uma valorização extremamente rápida, o qual chegou à marca de 5.132,52
pontos, em 10 de março de 2000.
O crescimento explosivo das empresas
nos anos 90 levou certos especialistas à tese de que uma nova economia havia se
formado, onde praticamente não existia inflação. Com o crescimento da NASDAQ,
houve o surgimento das chamadas empresas “dot-com”,
que se aproveitaram da baixa taxa de juros para iniciarem suas atividades. Devido
à inexperiência de certos administradores, muitas empresas “dot-com” não haviam sequer um objetivo
claro, porém, mesmo assim conseguiam atrair a atenção de investidores. Pra se
ter uma idéia, bastava apenas adicionar o prefixo “e” ou o sufixo “.com” nos
nomes das empresas para atrair a atenção dos investidores.
As empresas “dot-com” também foram caracterizadas pela alta extravagância. Por
exemplo, a empresa “pets.com”, no ano
de sua fundação, teve arrecadamento de 619 mil dólares em vendas, e mesmo
assim, gastou 11,9 milhões de dólares apenas em propagandas. O primeiro
comercial da história da empresa na televisão, foi no intervalo do Super Bowl
2000 (que é considerado o espaço comercial mais caro do mundo), onde custou cerca
de 1,2 milhão de dólares. Existiam relatos também de que, vários funcionários de
empresas “dot-com” passavam horas em
frente ao video-game, em pleno horário de trabalho.
Referências
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolha_da_Internet
- http://en.wikipedia.org/wiki/Pets.com
- http://www.stock-market-crash.net/dot-com-bubble/
Nenhum comentário:
Postar um comentário