Pesquisa

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Grandes empresas e o seu lado social.


      Grandes empresas como a Coca-Cola, a Wal-Mart, Google, Microsoft ganham milhões todos os meses e a maioria dos seus investimentos é usada em mais investimentos de pesquisas para ainda  lucrar mais. Mas do lado de toda esta perspectiva gananciosa empresas tem sido dominadas por um espirito de cordialidade que até os anos 80 não era bem disseminado:  a preocupação com a sociedade ao seu redor. E para mostrar a força eu pesquisei algumas empresas da área de tecnologia e seus projetos que estão sendo aplicados em todo o mundo.
      O Google doou 5 milhões de dólares para a World Wildlife Fund (WWF), ONG que luta pela preservação do meio ambiente ao redor do mundo.A intenção do ato é ajudar no combate à caça criminosa de animais. A organização pretende utilizar o dinheiro para adquirir novos drones, com sistemas modernos de câmeras e localizadores, que realizará monitoramentos de espécies ameaçadas de extinção na África e na Ásia. O papel dos drones é aliado ao trabalho em solo dos agentes florestais, que devem impedir ameaças a leões, rinocerontes e outras espécies ameaçadas.De acordo com a WWF, o número de animais mortos pela ação humana aumentou assustadoramente nos últimos anos. Na primeira região contemplada pelos novos drones, o Nepal, muitos caçadores matam elefantes e rinocerantes devido ao valor de suas presas e chifres. Além da WWF, mais seis organizações serão auxiliadas pelo Google para o mesmo fim, somando 23 milhões de dólares direcionados para a preservação ambiental.

   Como líder responsável da indústria de tecnologia da informação, a Microsoft está sempre atenta à realidade social que a cerca. Por isso, desde 1999 vem investindo fortemente em projetos sociais de grande alcance, com o objetivo de beneficiar o maior número possível de pessoas. A idéia é que esses projetos tenham efeito multiplicador, gerem benefícios imediatos e, sobretudo, tenham resultados a longo prazo. Dentro dessa filosofia, a empresa voltou seus esforços para a tecnologia aplicada à educação e inclusão digital, acreditando ser esse o caminho mais eficaz para a formação de uma nação madura. O programa Unlimited Potential (UP) foi criado pela Microsoft em 2003 para o desenvolvimento das comunidades locais onde a companhia possui subsidiárias.   A empresa prevê investimentos de US$ 1 bilhão em cinco anos em todo o mundo. Os recursos são destinados a fortalecer centros de capacitação que ofereçam treinamento em tecnologia da informação para comunidades menos favorecidas. No Brasil, a Microsoft firmou parcerias com a Fundação Bradesco; o Sampa.Org, em um projeto conjunto com a ONG Cemina; a Rede Jovem, iniciativa da Comunitas de inclusão digital; e com o CDI São Paulo para a implantação e fortalecimento de Escolas de Informática e Cidadania em unidades da Febem (Fundação Estadual do Bem Estar do Menor). Também por meio do UP, o escritório da empresa na América Latina expandiu a parceria com o Comitê para Democratização da Informática (CDI), firmada no país em 1999, para outros 3 países: Argentina, México e Chile.

      Com uma preocupação especial na área de educação, a Intel alcançou um milhão de professores das redes públicas capacitados pelo Programa Intel® Educar para o uso efetivo da tecnologia em salas de aulas na América Latina. Só no Brasil foram mais de 200 mil professores formados pelo projeto. Mas não foi só isso. A Intel se orgulha pelas conquistas dos estudantes durante o ano. O número de projetos de tecnologia inscritos no Desafio Brasil 2010 bateu recorde com mais de 162 startups competindo por mais de R$60 mil em prêmios. Outra posição importante atingida pelos estudantes brasileiros foi durante o ISEF 2010, a maior feira de ciências internacional coordenada pela Intel, em que 26 dos nossos estudantes concorreram e ganharam 19 prêmios, incluindo um primeiro e um segundo lugar da competição. Além dos investimentos em projetos sociais, a Intel também assume o papel do voluntariado, incentivando seus funcionários a colaborarem com causas sociais. A Campanha Intel do Bem é uma gincana na qual os funcionários da Intel Brasil competem, ajudando quem precisa. Desde o início do projeto, foram beneficiadas seis instituições, atingindo mais de 1.000 jovens e crianças.        A Intel acredita que por meio das atividades propostas em prol da educação e do uso efetivo de tecnologia, é possível estimular a inovação. Para o próximo ano, o compromisso de engajamento continua ativo para continuar beneficiando a sociedade e transformar os jovens nos novos apaixonados pelo futuro.

Eu não vim mostrar o meu pensamento sobre o assunto ou abordagens sobre o que seria certo ou errado, na verdade quis enriquecer-lo com exemplos que não são muito bem abordados por ai. Espero que sirvam para a sua pesquisa ou perspectiva.

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