Pesquisa

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Impactos da tecnologia


A invenção de máquinas capazes de simplificar o trabalho humano foi um fator importantíssimo para o advento da revolução industrial, a substituição do trabalho do homem pelas maquinas começou na industria têxtil.

Atualmente as mudanças ainda continuam, e o mercado de trabalho continua passando por grandes mudanças que estão ligadas ao grande progresso tecnológico, porém não é correto atribuir o desemprego somente com o avanço da tecnologia. O problema do desemprego está sobretudo na questão do capitalismo irracional.

O trabalhador só tem emprego se o capital considerar que haverá mercado para vender mercadorias. Só haverá mercado se houver consumidores. As pessoas só poderão ser consumidores se tiverem renda. Só terão renda se tiverem emprego. Só terão emprego se o capital achar que terá lucro. O trabalhador só pode trabalhar se com isso conseguir satisfazer aos critérios parasitários da sobrevivência do capital. Só há trabalho onde há oportunidade de lucratividade para o capital. Só há oferta de emprego quando há possibilidade de extrair mais valia e acumular capital. Se a perspectiva do mercado não é favorável, o trabalhador continua desempregado, as máquinas continuam paradas, as carências sociais continuam sem resolução.

No entanto, conforme a tecnologia avançava e as pessoas se acostumavam a seus benefícios, ficou muito claro que os avanços proporcionados pela tecnologia de automação de processos e dos computadores trouxe muito mais benefícios do que malefícios aos seres humanos. O processo que ocorre é a substituição na grande maioria das vezes do trabalho braçal do homem, como se ele não pensasse e fosse especializado somente numa unica coisa (taylorismo), em contra partida existe hoje a necessidade de muita mão de obra
especializada para lidar com as criações advindas da nova tecnologia. 

Uma gama toda nova de profissionais foi necessária e tornou-se imperiosa para que a nova tecnologia pudesse prosperar e ser utilizada com eficiência e segurança. Por isso mesmo, o impacto inicial na empregabilidade foi diluído ao longo do tempo com a substituição de  profissionais braçais por profissionais que trabalhavam com as mãos e com os cérebros. Desta forma, mais bem pagos e menos sacrificados, esses profissionais realizaram suas tarefas graças ao principal e mais importante ganho que a utilização da nova tecnologia permitiu: Uma melhor qualidade de vida. http://www.novidadesdeinformatica.com.br/tecnologia/avancos-tecnologia-mercado-de-trabalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário