Pesquisa

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Vale do Silício: investimento social

Todas as empresas  "devem ter projetos sociais", pois "são beneficiadas por isso", é o que afirma Emmett Carson, presidente e fundador da Silicon Valley Community Foundation (Fundação Comunitária do Vale do Silício).

Emmett Carson possui pós-doutorado em Relações Públicas pela Princenton University e é autor de mais de cem trabalhos sobre justiça social e filantropia. A Silicon Valley Community Foundation é uma das principais instituições de desenvolvimento social dos EUA, ela possui patrimônio de mais de U$ 1,7 bilhão e é responsável pela gestão de 1500 fundos de investimento social de empreendedores da área de tecnologia.

Há mais de 20 anos existe nos EUA um modelo de fundação comunitária. Este modelo está se difundindo pelo mundo, o que pode ajudar na identificação de oportunidades para o investimento social. Nos EUA, as empresas priorizam projetos educacionais, especialmente em ciências e matemática, para que haja um bom nível educacional da população.


No ano de 2009, segundo Carson, US$ 138 milhões dos investimentos foram destinados à educação, cerca de 57% do total. A outra boa parte dos investimentos foram para criação de áreas comunitárias, seguido por investimentos em preservação ambiental, saúde, suporte familiar, arte, cultura e cerca de 5% para outras áreas.


A estratégia das empresas do Vale do Silício em investir na comunidade está em gerar pessoas capazes de contribuir positivamente com o desenvolvimento das próprias empresas. Além de aumentar o nível educacional da comunidade, acabam aumentando o potencial de consumidores dos produtos e serviços gerados por elas próprias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário