Pesquisa

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O mundo pós revolução industrial.

    A primeira revolução industrial teve início no Reino Unido em meados do século XVIII, no entanto ela só começou a ganhar proporções mundiais no século XIX quando passou a se expandir para outros países. A primeira revolução industrial consistiu em um conjunto de inovações tecnológicas que mudaram radicalmente a maneira de produzir, armazenar e de vender produtos. Apesar de ter representado um grande avanço para a evolução da humanidade a revolução industrial representou o fim para muitas pessoas, já que muitas delas acabaram sendo substituídas por máquinas modernas.
    No período que antecedeu a primeira revolução industrial todo o processo de fabricação de um produto era de responsabilidade do artesão. Os artesões na maioria das vezes se agrupavam em pequenos ambientes para produzir os produtos manufaturados. Todos os artesões tinham completo domínio das etapas do processo de produção de um determinado produto. Dessa forma o trabalhador era ciente do valor, do tempo gasto e a habilidade requerida na fabricação de qualquer produto.
    Por ser um trabalho realizado manualmente, o processo de produção adotado pelos artesões era classificado bastante lento, o que o tornava ineficaz para atender as necessidades de um mercado que a cada dia que passava se tornava mais exigente. Diante de tal necessidade começaram a surgir às primeiras máquinas que aos poucos foram substituindo o trabalho do artesão. Com a inserção de novas tecnologias o modo de produção mudou drasticamente, pois proporcionaram maior velocidade ao processo de transformação das matérias primas. Além de acelerar os processos de produção, as novas tecnologias também reduziram os custos de produção e aumentaram o numero de artigos produzidos consideravelmente. As primeiras máquinas eram movidas a vapor, o que era considerado um grande avanço para aquela época.
   Com a criação de um novo tipo de produção os artesões passaram a ter responsabilidade por somente uma única parte do processo industrial, o que fez com eles não tivessem mais ciência do valor da riqueza, por eles produzida. Os artesões também passaram a receber um salário pelo trabalho prestado. Todas essas mudanças não foram bem vistas pelos artesões, já que antes das inovações tecnológicas o lucro que eles obtinham era muito superior à remuneração que eles passaram a receber como funcionários das grandes fábricas.
    No Brasil a revolução industrial teve inicio tardiamente, no entanto isso não foi motivo suficiente para que o Brasil assim como os outros países também não passasse por intensas transformações ao adotar as maquinas como recurso fundamental na produção de produtos.
   Além de ter representando uma drástica mudança na maneira de produzir o desenvolvimento tecnológico também causou diversas alterações no mercado de trabalho, que por sua vez passou a exigir dos candidatos facilidade no manuseio das maquinas, já que a cada dia que passava elas se tornavam mais presentes no dia a dia das grandes empresas. Diante dessa realidade é possível notar na sociedade o surgimento e o declínio de algumas profissões devido ao desenvolvimento acelerado da tecnologia. De fato essa nova realidade ajudou a quebrar alguns velhos paradigmas que surgiram ao longo da evolução industrial, dentre eles a de que o homem seria completamente substituído por tecnologias avançadas. Essa quebra de pensamentos antigos, só foi possível porque a sociedade mostrou que é possível estabelecer uma relação amigável entre seres humanos e máquinas, pois além de criar equipamentos fantásticos o homem ainda tem a capacidade de se adaptar a crescente necessidade de mão de obra especializada.
    De certa forma todas as mudanças que foram instituídas com a primeira revolução industrial foram de fundamental importância para o desenvolvimento de tecnologias que facilitaram a execução de tarefas rotineiras como fazer uma conta, redigir um relatório ou estabelecer relações, no entanto mesmo tendo diversos pontos ao seu favor o crescimento da tecnologia tem representado uma ameaça a preservação do meio ambiente, já que a cada dia que passa se torna mais comum o descarte de produtos tecnológicos em lugares inadequados , além disso a maioria das novas tecnologias utilizadas pelas grandes  indústrias tem liberado resíduos altamente prejudiciais a saúde da natureza.  Outro fator negativo do desenvolvimento tecnológico está agregado ao fato das pessoas estarem se tornando cada vez mais dependentes dos artifícios tecnológicos, essa dependência tem se mostrado bastante preocupante já que hoje é impossível imaginar uma empresa ou uma pessoa, que consiga levar uma vida normal sem que seja preciso dominar ou entender o funcionamento de um computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário