Pesquisa

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Parques tecnológicos




Existem 74 Parques Tecnológicos espalhados pelas regiões do Brasil onde a maioria deles se concentra na região sul do país. Os parques tecnológicos agregam empresas na qual a sua produção é baseada na pesquisa e desenvolvimento, eles atuam promovendo cultura da inovação, dando competitividade para as empresas e dando capacitação empresarial.
As regiões que possuem um parque tecnológico se beneficiam bastante porque eles produzem riqueza tanto para região quanto para a economia local, pois um parque agrega muitas empresas com caráter inovador e possibilita o aumento de empregos qualificados.
Os parques tecnológicos contam com incubadoras de empresas que oferecem suporte aos novos empreendedores para que eles desenvolvam suas idéias inovadoras e transformem em empresas de sucesso para que isso aconteça as incubadoras oferecem capacitação, infra estrutura, orientação sobre aspectos administrativos, financeiros e outros. As empresas que recebem o suporte de uma incubadora são chamadas de empresas incubadas e após esse processo de suporte elas são chamas de empresas graduadas, essa empresa graduada ainda continua vinculada a incubadora, mas não pode residir no espaço físico da instituição.
O Brasil possui alguns parques tecnológicos que vem se destacando ao longo do tempo como o Porto Digital, no Recife (PE), o Parque Tecnológico do Rio, no Rio de Janeiro (RJ), o Tecnopuc, em Porto Alegre (RS), o Sapiens Parque, em Florianópolis (SC), e o Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). Tais parques disputam o titulo de vale do silício, mas para que elas cheguem nesse patamar é preciso haver investimentos tanto econômico como na cultura empreendedora do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário